Eles não se acovardam

Agora uma marcha muito real. Chovia agora à noite em Montevidéu quando milhares de uruguaios realizaram uma manifestação inimaginável no Brasil. A Marcha do Silêncio, que ataca a omissão e impunidade dos militares em relação aos desaparecidos políticos da ditadura.
A passeata tem esse slogan: “Que nos digam onde estão”. Foi a caminhada de número 24 realizada pelas Mães e Familiares dos Uruguaios Presos e Desaparecidos.
Este ano, o movimento ganhou força pela revelação de um assassino sobre sua participação no acobertamento de mortes durante o regime militar nos anos 70.
Chefes militares e integrantes de uma corte militar foram destituídos pelo governo por conivência com o silêncio e a omissão depois da confissão do criminoso.
O Uruguai de Mujica parece tranquilo, mas vive sob a permanente ameaça do protagonismo militar, como ocorre em outros países que conhecemos bem.
A diferença é que lá os uruguaios até hoje cobram, gritam, organizam-se, vão às ruas. Nós aqui somos acomodados. Alguns podem dizer que somos covardes. É o que eu acho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 9 =