A CAMISETA E O CHORO

Fiquei sabendo que as torcidas que aparecem na Globo, nas ruas de várias cidades, foram uniformizadas com camisetas amarelas distribuídas pela própria Globo.
É do jogo, é do marketing, num momento em que a Seleção é um produto abalado, mas é também a prova de que, sem patrocínio, fica difícil vestir a camiseta. É a realidade dessa Copa.
Eu só lamento que o estrago produzido pelo golpe na imagem da Seleção tenha tirado de muita gente a chance de obter uma renda extra na Copa.
É comovente ver nas esquinas as pessoas sentadas ao lado de varais de camisetas, gorros e outros objetos que pouco atraem a atenção de quem passa. Pode melhorar com vitória contra a Costa Rica. Espero que melhore.
Aproveito e esclareço que não torço contra Seleção, nunca faria isso, até porque teria pouco resultado prático.
Só não me entusiasmo mais com a ideia de que Seleção é a expressão da nossa identidade. Desde a Copa no Brasil. Escrevi a respeito, lá em 2014, e mantenho o que disse.
Não é preciso dizer que devemos respeitar os que entendem o contrário. E que esses devem respeitar quem não tem o mesmo entusiasmo por um time que sofre para vencer a Costa Rica. Só isso.
É nesse contexto que tudo hoje parece exagerado, como o choro de Neymar. Imagine-se a pressão sobre Neymar como maior esperança dos que ainda enxergam a Seleção como expressão de brasilidade. O medo do fracasso, da vaia, da rejeição e do rebaixamento à condição de perdedor.
É natural que chore e se distensione. Vamos respeitar também a fragilidade de um craque e os seus vínculos principalmente com as crianças (Pelé chorou, com 17 anos, no final da Copa de 1958).
Mas o choro de Neymar, depois de um jogo contra a Costa Rica, não pode virar produto da Globo. A Globo não pode se apropriar de tudo, como se apropriou das passeatas que levaram ao golpe.
O bom mesmo é se Neymar tivesse chorado num canto do vestiário, depois do jogo, e alguém nos contasse daqui a alguns dias ou anos o que viu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 8 =