A EXCURSÃO DOS JUÍZES

Imaginem dois juízes e um ministro de uma alta Corte de qualquer país europeu ou dos Estados Unidos saindo pelo mundo a dar palestras sobre a democracia de suas nações, como fizeram hoje em Harvard Sergio Moro, Marcelo Bretas e Luís Roberto Barroso, ao lado da chefe do Ministério Público, Raquel Dodge.

Três integrantes do Judiciário e a procuradora discursando sobre normalidade democrática. Se discursam tanto, se tanto tentam provar que está tudo normal, é porque há suspeitas, indícios e evidências de anormalidade.

Em nenhum outro lugar sob democracia plena integrantes do Judiciário seriam tão protagonistas da política como no Brasil. E agora eles saem a falar disso lá fora. Vão dizer que são os garantidores da democracia. Qual democracia?

A voz da política formal e institucional deve ser a dos políticos, dos eleitos, dos que têm voto, dos que detêm mandato popular em governos ou legislativos e precisam prestar contas aos que os elegeram, em qualquer democracia.

Juízes no Brasil não têm votos. Os juízes da Lava-Jato não falam pelo povo e não devem ser protagonistas da política. Juízes deveriam cuidar da interpretação e da aplicação das leis, com a maior discrição possível, e falar pela democracia de todos e não só pela democracia das circunstâncias, a que interessa à direita.

É o que fazem os Juízes para a Democracia, que em nada convergem com os justiceiros de Curitiba. Mas juízes não são ou não deveriam ser substitutos dos políticos.

O Brasil da caçada às esquerdas virou uma republiqueta judiciária com juízes políticos que refletem o mundo do golpe.

Harvard trata o Brasil como um país medíocre sob o controle dos juízes que ajudam a sustentar os que usurparam o poder.

Por isso, juízes saem em excursão pelo mundo a dizer que aqui não há estado de exceção. A performance deles, o esforço que fazem, tudo denuncia que estamos, sim, num estado de exceção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 4 =