A grande descoberta

Quando contarem a história da Lava-Jato, um capítulo inteiro deverá ser dedicado ao Jornal Nacional como protagonista da operação e do golpe.

Ontem, o jornal divulgou, em tom de descoberta, que Lula não é de esquerda. Cederam quase um minuto do JN a um relato do empreiteiro Emílio Odebrecht sobre um encontro dele com o chefe da Casa Civil da ditadura, Golbery do Couto e Silva.

Odebrecht contou, em depoimento como delator, que Golbery lhe disse que Lula “não tem nada de esquerda”. Que o sindicalista era na verdade um bom vivant.

Esse debate sobre o enquadramento político de Lula é antigo. Em 2002, logo depois da eleição, eu entrevistei o ex-líder sindical do ABC Enilson Simões de Moura, o famoso Alemão.

Alemão e Lula faziam uma dupla no ABC. Lula, me disse ele, era na verdade quem tentava mediar conflitos no ABC.

Alemão era o incendiário, enquanto Lula, ao contrário do que se propagou por muito tempo, procurava evitar os confrontos. Lula liderou uma greve histórica e foi o mais talentoso e carimástico líder sindical que o país já teve. Para o JN, é preciso tentar desconstituir sua trajetória lá no começo.

Lula é quem, na elaboração da carta de fundação do PT, em 1980, evita que grupos mais à esquerda incluam no documento que o partido seria uma organização com perfil socialista.

Mas por que a Globo decidiu dar o espaço agora a Emílio Odebrecht, para que a “novidade” fosse contada ao país? Porque é preciso, de todas as formas, desqualificar Lula.

Foi preso pela ditadura, foi perseguido, fundou um partido, foi presidente, virou amigo de empreiteiros, agora é caçado, mas não é de esquerda. Mesmo assim, é preciso destruí-lo.

O Jornal Nacional teve o total controle do golpe e tem o total controle da propaganda da Lava-Jato. Não assisti-lo, como alguns defendem, é apenas tentar negar que a Globo é que nos governa há muito tempo. Com a ajuda de Golbery e de outros fantasmas da ditadura.

 

2 thoughts on “A grande descoberta

  1. A propósito: Quem do Judiciário teria interesse em assumir a Presidência Da república? Afinal os puros lá estão concentrados.

  2. A grande descoberta só pra imbecis da Globo. E pra aqueles que falam em bolivarianismo, cubanização do Brasil e outras estrumices. O Lula sempre foi um social-democrata, navegando totalmente dentro do capitalismo. Se o capitalismo brasileiro não fosse tão tosco, idiota mesmo, já teria percebido isso há muito tempo. Ou é socialista quem tem a visão de incluir pobre como consumidor? Os pobres compram produtos das cooperativas do MST ou dos supermercados tipo Walmart? Quem é imbecil pra taxar um cara desses de socialista?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 7 =