A RESISTÊNCIA DA ARTE

 

Desejo sorte ao meu amigo Gaudêncio Fidélis, curador da Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Gaudêncio enfrenta outra batalha hoje no Rio. A exposição está sendo reaberta agora no Parque Lage.

A Queermuseu foi massacrada pelo fascismo em Porto Alegre, em setembro do ano passado. O Santander recuou, diante da pressão dos moralistas gaúchos, e a mostra foi suspensa.

As obras acionaram o ódio dos mesmos grupos no Rio. Eles enxergam pornografia em tudo. Teve boicote do prefeito Crivella e ameaças de outros políticos que se declaram defensores da religião e dos bons costumes.

Por decisão tomada ontem por um juiz da vara da Infância, será proibida a entrada de menores de 14 anos. Adolescentes de 14 e 15 anos entram acompanhados dos pais ou responsáveis.

Quem tem mais de 16 anos entra livremente. O juiz Pedro Henrique Alves atendeu pedido do deputado Márcio Pacheco (PSC), um dos líderes da tentativa de boicotar a exposição.

Falei com Gaudêncio na semana passada. Ele vai enfrentar as hienas no Rio e mais adiante se dedicará a um projeto que todos os democratas devem apoiar. Trazer de volta a exposição para Porto Alegre.

Gaudêncio imagina a exposição no Margs. O que precisa acontecer? Que a direita deixe o poder. E isso só será possível com a ascensão de um novo governo que respeite a liberdade de expressão em todas as áreas e a diversidade.

Com Rossetto no governo do Estado, vamos poder enfrentar o fascismo que se apropriou de áreas do setor público. Por um Rio Grande justo também na arte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 8 =