As jornalistas

Uma inquietação dos estudantes de jornalismo da Unijuí, percebida no debate sobre Mídia e Poder, na terça-feira à noite: as redações não estão constrangidas com a proliferação de colegas golpistas?

Eu não frequento uma redação há cinco meses. Mas não preciso estar dentro de um jornal para saber que o sentimento que prevalece é o de que o jornalismo também foi golpeado.

Tenho a honra de ainda me considerar colega de jovens e de veteranos que sempre me inspiraram. Mas o que mais me comove são as mulheres jornalistas.

As mulheres do Senado foram tão valentes quanto Dilma, no interrogatório da segunda-feira.

E as mulheres jornalistas estão dizendo o que pensam, principalmente nas redes sociais, com a coragem dos que transformam a indignação em gesto substantivo, e não apenas retórico.

A história do golpe será melhor contada, mais adiante, pelas jornalistas da geração que está hoje ao redor dos 30 anos. O jornalismo do século 21 terá a cara delas.

E os homens? Os homens, tantas vezes indecisos e tantas outras janaínicos, poderão ler o que as mulheres vão escrever.

2 thoughts on “As jornalistas

  1. Foi uma grande alegria poder rever você, depois de tantos anos. Vejo que mantém firme os mesmos princípios. Isso o engrandece como ser humano e jornalista. quando tudo parece tão difícil, diante dos acontecimentos macros e micros, sempre é alentador encontrar pessoas coerentes e comprometidos com uma sociedade acolhedora para todos, apesar dos enormes desafios. Como podemos encontrar coragem para desafiar o modo de pensar e agir aceito como uma verdade absoluta, mesmo quando parece claro que o sistema construído e fundamentado por esses conceitos nos coloca em um cenário de contradições sociais e riscos ambientais?

    1. professor Walter, meu amigo, o bom mesmo é receber um reconhecimento deste tamanho de alguém que admiro muito.
      Fiquei muito feliz ao vê-lo no auditório, na palestra na unijuí, e mais feliz ainda com as Suas intervenções certeiras.
      Grande abraço
      Moisés

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 2 =