AS RÁDIOS E O PROSELITISMO

O Supremo decidiu que as rádios comunitárias podem fazer proselitismo. E o que é proselitismo? É apenas uma palavra velha.
Proselitismo é a defesa de um ponto de vista, a tentativa de convencer alguém de que um argumento, uma ideia, uma religião ou um golpe são o certo. É o que mais se faz nas redes sociais.
É o que rádios, jornais e TVs sempre fizeram para defender repetidamente o ponto de vista de poderosos ou golpistas. É o que os jornais mais fazem desde o golpe de agosto de 2016. Pregar a reforma trabalhista e a reforma previdenciária, por exemplo, é proselitismo quase religioso.
Mas uma lei de 1998 dizia que as rádios comunitárias não podiam fazer proselitismo. As rádios tinham apenas que informar, sem dar palpites. Se possível, as rádios deveriam apenas tocar música. Por quê? Para evitar pregações políticas que afrontassem o pensamento e os interesses da direita.
Dois ministros votaram para que se mantivesse a proibição, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Mas a maioria votou pela liberação. As rádios comunitárias podem fazer o que Fux e Moraes fazem em latim precário. Proselitismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 2 =