Cadê o powerpoint dos vazadores?

O procurador Deltan Dallagnol enviesou a conversa sobre os vazamentos de delações, denunciados no dia 26 de março pela ombudsman da Folha de S. Paulo, Paula Cesarino Costa.

Paula disse categoricamente: os vazamentos são feitos por procuradores. Mais de três fontes lhe contaram como isso funciona.

Dallagnol é o chefe deles na força-tarefa da Lava-Jato. O procurador  disse agora em Washington que não pode convocar jornalistas para que revelem suas fontes, porque estas são, obviamente, protegidas pela Constituição (apesar de o juiz Sergio Moro já ter achado que não).

Mas não é essa a questão. Ninguém pretende que o procurador force a ombudsman a dizer quem lhe contou que procuradores vazam informações. O que o procurador deve fazer é investigar e chegar a quem vaza.

Dallagnol é a autoridade aquela das bolinhas azuis da rosácea do powerpoint em que Lula aparece ao centro como chefe de uma quadrilha. Naquela famosa entrevista coletiva, em setembro, um procurador disse que não tinha “provas cabais” para apresentar contra Lula. Mas, mais adiante, Dallagnol disse que tinha convicções. Até hoje eles tentam confundir todo mundo com essa história.

O procurador precisa nos dizer quem é o chefe dos vazamentos na Lava-Jato, ou pedir ajuda para que alguém descubra. Quem comanda a divulgação seletiva de informações dentro do Ministério Público?

Dallagnol deve sair atrás de suspeitas, indícios, provas e convicções e informar a todos. Essa é sua grande tarefa no momento, em nome da transparência e da seriedade das investigações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 7 =