CULTURA DOADORA

Ouvi esses dias os depoimentos dessas cinco profissionais da área da saúde sobre os gestos singelos e grandiosos de quem se envolve com a doação e o transplante de órgãos. Elas são Simone Lysakowski, Carla Giuliane, Paola Eccel, Valéria Weimar e Kelen Machado. Carla é psicóloga, as demais são enfermeiras.
O grupo falou, na Fundação Ecarta, sobre o que faz, no Hospital Montenegro 100% SUS e na Santa Casa de Porto Alegre. Todas se emocionaram. Quem estava ali para ouvi-las também se emocionou.
As histórias que contaram são comoventes, principalmente porque mostram o que acontece numa cidade que é exemplo de mobilização nessa área, quando até bem pouco não registrava nenhuma doação.
Tudo porque a Fundação Ecarta, mantida pelo Sinpro (Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS), mobiliza hospitais, profissionais da saúde, escolas, igrejas, sindicatos, imprensa, comunidades no Projeto Cultura Doadora.
Além dos relatos delas, um grupo de jornalistas ouviu Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta, e Glaci Borges, coordenadora do projeto.
Eu não sabia quase nada do que contaram. Essa turma deveria ser convocada pelas escolas de todo o Estado. Por isso tenho orgulho de escrever para o Extra Classe, também mantido pelo Sinpro.

O link para a reportagem do Extra Classe sobre o projeto está na área abaixhttps://www.ecarta.org.br/projetos/cultura-doadora/apresentacao-3/o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 2 =