Desculpas

Essa história da propaganda da Dove, denunciada por passar uma mensagem racista, não pode ser explicada apenas pela falta de controles. Hoje, a Dove pediu desculpas pela ‘falha’.
As grandes corporações têm muitos controles para só depois disseminar informações e fazer seu marketing bilionário. Não há falha de controles nesse e em outros casos semelhantes. O que há é conivência dos controles.
Os controles são parte do ‘erro’. Todos os processos, até o final, afiançam a mensagem passada pela Dove na propaganda de três segundos que associa sabão e limpeza a uma transformação que conduz da pele negra à pele branca (por que o ‘erro’ não foi o contrário?).
Repita-se: os controles não liberaram o anúncio porque falharam, mas porque fizeram o que achavam ser o certo. Os controles também são portadores do mesmo racismo dos autores da ideia e dos que a executaram e estavam apenas à espera de uma oportunidade para que pudessem se manifestar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 9 =