ENSINAMENTOS

Eu sempre tive vergonha da minha formação teórica precária sobre marxismos, trotskismos, anarquismos e outros ismos.
Eu gostaria de ser adolescente hoje para ter aulas com esses professores comunistas que ensinam em detalhes tudo que nunca aprendi em sala de aula e tive preguiça de aprender por conta própria nos livros.
Eu sei apenas que o marxismo é algo que a direita usa para acusar a esquerda de ser o que a maioria nem suspeita o que possa ser. Mas dizem que as escolas estão tomadas de comunistas,.
Todo adversário político da direita passa a ser perigoso comunista totalitário, por mais que defenda e exerça a liberdade de expressão e proteja todas as diferenças e todas as liberdades.
Mas a extrema direita odienta e raivosa, que tenta impor seu modo de pensar, sabe muito bem o que ela própria é. E não precisa ter aulas teóricas de fascismo para levar adiante seu plano de ameaçar e perseguir os discordantes.
Qualquer professor pode dizer a essa direita que o fascismo só existe como doutrina porque é uma deformação de caráter. É simples, em uma aula sobre liberdade e sobre violência e opressão um fascista fica sabendo tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 9 =