JUNINHO PERNAMBUCANO E O JORNALISMO INTOCÁVEL

Por que Juninho Pernambucano teve de deixar o SportTV e a Globo, onde vinha comentando jogos de futebol? Porque criticou jornalistas ao vivo e ninguém no Brasil pode criticar jornalistas.
Jornalistas criticam papas, jogadores e técnicos de futebol, engenheiros, professores, governadores, deputados, sindicalistas, ambientalistas e até miseráveis que ocupam prédios porque não têm onde morar.
Jornalistas fofos vivem de falar bem do outono e dos pássaros e de falar mal de Lula, das esquerdas, de professores em greve, de manifestações que atrapalhem o trânsito. Mas ninguém pode falar mal de jornalistas.
Eu vivi e vivo também de sofrer ataques (tenho ex-colegas que me atacam diretamente, sem rodeios, até aqui no meu perfil). É do jogo, com os limites da crítica. Não me acanho diante de discordâncias.
Mas, na média, os jornalistas odeiam a crítica. Porque a maioria se acha neutro e imparcial, o que é uma grande bobagem. Eles acham que a crítica seria o cerceamento da liberdade de expressão. Todo jornalista que diz isso é invariavelmente de direita, da mais moderada à mais radical.
Juninho cometeu o erro de ter opinião (é um comentarista acima das obviedades) e de criticar jornalistas setoristas de clubes de futebol ao vivo. Na mesma hora, a direção do SportTV emitiu uma nota em resposta, como se qualquer coisa que dizem dos jornalistas devesse ter uma reação patronal. Juninho não suportou os constrangimentos e pediu para sair. Fez bem, porque assim denunciou a farsa da diversidade e do respeito às opiniões alheias.
O jornalismo brasileiro resistiu à ditadura, depois de 68, mesmo que em alguns casos de forma titubeante. Mas as redações tiveram como marca a decisão de lutar pela democracia. Hoje, o jornalismo enfrenta sua pior crise porque anda na direção contrária.
Um jornalismo que caça quem o critica é deplorável. E um mau exemplo para estudantes de Comunicação. O jornalismo censor é mais um produto do ambiente do golpe. E sem disfarces.
(O vídeo com a fala de Juninho e reação patronal está na área de comentários.)

(Este é o link para o vídeo com a fala de Juninho e a reposta do SportTV)

https://www.youtube.com/watch?v=OG6A6CSpbSs

 

 

 

One thought on “JUNINHO PERNAMBUCANO E O JORNALISMO INTOCÁVEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 8 =