NÓS VENCEREMOS, RENATO

Tivemos momentos memoráveis em Ijuí, nos bons tempos de defesa do ambiente, do solo, bos bichos, dos rios, da reforma agrária e das grandes questões que aos poucos foram sendo esquecidas e agora são atacadas pela direita.
Um dos líderes de ações nessas áreas chamava-se Renato Borges de Medeiros, diretor técnico da Cotrijuí nos anos 80, que hoje inspira os combatentes daquela cidade onde tudo se debate.
Renato também foi professor da UFRGS e referência na agronomia brasileira. Ele instigava, comprava brigas e resistia ao reacionarismo, sempre em favor da cooperação, da agricultura familiar, da redução do uso de venenos e da defesa de toda forma de vida.
Ontem à tarde me despedi do Renato. Quando o jornalista Vinicius, seu filho, falou ao lado do caixão, para exaltar as virtudes e as lutas do pai, revi o filme da nossa turma de Ijuí (saudade daqueles combates, Christina, Dária e Serginho) e me emocionei.
O inquieto e bravo Renato desaparece no momento em que há um refluxo em relação a tudo o que ele pregava, com a volta da degradação do ambiente, o fortalecimento do poder dos vendedores de agrotóxicos e o elogio da república do relho. Mas no fim nós venceremos, Renato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 6 =