O CRACHÁ

 

Usei este crachá 15 anos atrás, exatamente 15 anos, no dia 24 de julho de 2002, em Ijuí. Era a identificação que o PT distribuiu aos jornalistas, para facilitar os acessos na cobertura à presença de Lula na cidade.

Lula fazia ali o lançamento nacional de sua candidatura à presidência da República. O que me lembro daquele dia é de um Lula feliz, mas também atrapalhado com o terno e a gravata, desde o momento em que desceu do avião, foi recebido por Olívio e Tarso e disse, como se ordenasse:

– Vamos trabalhar.

Me lembro bem dessa frase: vamos trabalhar. E lá se foram os três para a Unijuí. Estava muito quente. Não era um 24 de julho morno, era um dia de calorão. Depois da palestra para agricultores, estudantes e professores na Unijuí, Lula foi para a praça da cidade, de colete e gravata, e ali fez um discurso.

Era a primeira vez que se apresentava ao Brasil com as vestimentas do novo Lula. Apesar do calor, permaneceu de colete e gravata, porque os marqueteiros não podiam desperdiçar o figurino.

Relembro e escrevo agora para dizer que pretendo voltar a usar um crachá como este em 2018, para ver Lula em campanha, mas sem gravata e sem concessões a fardamentos que agradem a direita.

Somente Lula pode radicalizar as posições da esquerda pela democracia, depois do golpe de agosto, pelo que passou antes e depois de chegar ao governo, pela sua história como sindicalista, pelo enfrentamento da ditadura e agora pela resistência ao cerco do pato da Fiesp e do Judiciário tucano.

Lula está hoje mais à esquerda, pelas circunstâncias, pela redescoberta da sua vocação, pelas expectativas pós-golpe.

Seria bom ver um Lula sem gravata, dando o troco nos que o induziram, lá em 2002, às conversas e coalizões com as facções hoje articuladas com o reacionarismo togado.

E que o crachá seja como este que está aí, com as cores sequestradas pelos panelaços e pelo golpe.

One thought on “O CRACHÁ

  1. MEUS PARABÉNS jORNALISTA MOÍSES MENDES, PELO LINDO BLOG E TAMBÉM PELA POSTAGEM DO SEU CRACHÁ DE JORNALISTA NA COBERTURA DO LANÇAMENTO DA CAMPANHA DO PT – LULA – EM MACEIO – ALAGOS – BRASIL. OBS: UM CRACHÁ FEITO MUITO BEM FEITO NO CAPRICHO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 2 =