O deixa-comigo do Quadrilhão

Ninguém mais duvida que Geddel, o prestativo, era o cofrinho de todo o Quadrilhão. O doleiro Lucio Funaro conta na delação que Geddel era o cara do deixa-comigo-que-eu-cuido-de-tudo-isso-aí.

Muita gente tem um Geddel por perto, não necessariamente um ladrão, mas um prestativo meio bobão que precisa ser reconhecido, até com bons cargos, pelo seu desprendimento. Geddel cuidava da grana, outros cuidam das mais variadas demandas. Na firma, na repartição, na família.

É o cara do eu resolvo. O sujeito aquele que sempre se encarrega de assumir  problemas, mas que também será visto sempre com desconfiança. Porque é um bobão.

Geddel era o bobo do Quadrilhão do PMDB, um aprendiz de coronel baiano. Por ser o cofre da turma do jaburu e de Cunha, ganhou cargos do PMDB nos governos do PT. Geddel era o prestativo da cota do jaburu.

O apartamento em Salvador, com as malas com R$ 51 milhões, era uma casa de passagem. Dali saía o dinheiro para, entre outras coisas, comprar o apoio ao golpe que derrubou Dilma. Geddel devia dizer todos os dias aos outros: fica tranquilo que está bem guardado.

Os outros tinham Geddel como o resolvedor, o prático, o ajudante-de-ordens. Nenhum dos demais membros da quadrilha faria esse trabalho de guardar  malas. Geddel fazia com gosto.

Todos nós conhecemos os Geddeis da vida, com aquela cara redonda, rosada, sempre fazendo piadas, amigão dos jornalistas. Mas esse é o sujeito que na História, na literatura policial e nos filmes faz o personagem que de uma hora para outra entregará sem querer todos os da quadrilha. É o faz-tudo que tropeça na soberba misturada à atrapalhação e à ingenuidade.

Os outros citados na denúncia de Rodrigo Janot, o Padilha, o Moreira Franco, o Henrique Alves e o Rocha Loures (a mula), deveriam ter boa parte de suas poupanças na malas do Geddel. Um dia Geddel vai falar, porque o faz-tudo não fica quieto.

 

One thought on “O deixa-comigo do Quadrilhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 4 =