O DRAMA DE BOLSONARO

Por que Bolsonaro corre o risco da exposição da fragilidade física e grava um vídeo no hospital com a sonda no nariz? Bolsonaro se expõe porque precisa dizer, sem força na voz, que está vivo e no comando.

Bolsonaro não consegue ficar um dia, um só, sem dizer algo, sem mandar um recado que expresse seu controle do poder. Não governa, não detém o poder por completo, mas precisa dizer que governa.

A exposição pública da lenta convalescença, num vídeo em que não tem nada a dizer, é o grito do sujeito fragilizado: eu estou aqui, mas estou me comunicando com vocês.

O drama de Bolsonaro é o de qualquer político inseguro: a sensação de que não tem o amor que merece. Não o apoio, mas o amor mesmo.

Bolsonaro é rejeitado pelos líderes mundiais da direita. É considerado pela imprensa conservadora como a figura pública mais repulsiva em todo mundo.

Sua base de apoio é calculada em menos de 20%. Tem ricos, tem classe média decadente, tem uma minoria de jovens e tem até pobre que se acha rico. Mas não tem massa.

Se tivesse, todas as manifestações pró-direita, desde a sua posse, estampariam seu nome e sua imagem em faixas de cartazes. Não há fotos com a imagem do seu rosto nas aglomerações da Paulista da turma vestida com a camiseta da Seleção.

O nome levado para as ruas, mesmo pelo bolsonarista de raiz, é o de Sergio Moro. O bolsonarista tem vergonha de ser publicamente bolsonarista.

Bolsonaro disse que, se erguer a borduna, será seguido. Por quem? Pelos homens racistas e homofóbicos de meia idade? Pelos militares? Bolsonaro confia nos militares?

Bolsonaro acha que pode formar grupos de milicianos, mas não tem povo ao seu lado, não tem fidelidade em número e entusiasmo. Falta massa crítica a Bolsonaro.

Mas o que ele sente mesmo é falta de adoração. O bolsonarista branco e rico é um oportunista que no fundo rejeita Bolsonaro. E Bolsonaro sabe que é assim e sofre muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 5 =