O GRÊMIO, BOLSONARO E QUINTANA

Bolsonaro gravou um vídeo em que aparece vestindo a camiseta do Grêmio. Só se ofendem os poucos que ainda reagem à decisão do clube de se submeter ao poder absoluto de Renato Portaluppi.
O Grêmio foi sequestrado por Renato. O técnico bolsonarista é a imagem de um clube que sempre se esforçou para não parecer branco e elitista. Ser branco é pouco perto do estigma de ser bolsonarista.
Numa situação inversa, Mario Quintana passou a ser a imagem de Alegrete. Mas o poeta era transgressor e a cidade sempre foi ultra-reacionária. A relação dos dois era complicada, mesmo que ele tenha saído de lá aos 19 anos.
Quando o prefeito Adão Houayek, um cara progressista, decidiu no final dos anos 60 que gravariam em bronze um poema de Quintana, para que ficasse para sempre na Praça Getúlio Vargas, ele disse que não.
E argumentou que, se cometessem o erro, o gesto jamais poderia ser reparado.
Mas a frase que o poeta disse ao prefeito acabou sendo gravada, no lugar do poema, na placa que está lá na praça central:
“Um engano em bronze é um engano eterno”.
Muitos gremistas não-bolsonaristas podem estar pensando nisso hoje. O engano de uma estátua em bronze é, por enquanto, um engano eterno.

One thought on “O GRÊMIO, BOLSONARO E QUINTANA

  1. é um erro crasso vincular a posição de um funcionário do clube com a posição de toda a torcida.
    Interessante que o fato da diretoria do inter ter ido a Brasília logo após a eleição para levar a camiseta do inter ao Bolsonaro passe despercebida e esquecidA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 4 =