O HABEAS E O FASCISMO

Um dos momentos mais constrangedores para o Supremo aconteceu aos 40 minutos desta quinta-feira, quase ao final da sessão que sonegou a Lula o direito de ter um habeas corpus.

Depois de fazer a defesa da Constituição, o ministro Celso de Mello lembrou que a concessão de habeas é o mais nobre gesto da Justiça, mesmo em tempos de ditadura.

Contou que, logo depois do golpe de 64, os advogados recorriam ao habeas, no Supremo e até no então chamado Supremo Tribunal Militar, e com êxito, para livrar acusados genericamente de algum crime ou de subversão. E deu exemplos de perseguidos que ficaram livres graças ao habeas.

Celso de Mello não contou, mas em 1968 os militares perceberam um truque dos advogados (que entravam com o recurso para tentar localizar os presos desaparecidos) e suspenderam a concessão de habeas aos considerados inimigos políticos.

Pois ontem o Supremo negou a Lula o que o regime militar só passou a negar aos que perseguia (e temia) depois de quatro anos do golpe. A ditadura estava se aperfeiçoando para seguir em frente prendendo, torturando e matando.

Negaram a Lula o que os carrascos fascistas de 64 negavam aos que enfrentavam a ditadura.

One thought on “O HABEAS E O FASCISMO

  1. Mas a partir de hoje tu podes ter certeza de estar sendo governado por homens de bem e do bem. ALIÁS, de acordo com o porta voz dos anseios militares, fez -se ontem a vontade Das pessoas de bem do Brasil – a sociedade do bem se viu livre do bandido corrupto . Tu agora estas sendo governado por gente do bem: Temer , padilhao, Juca , Angorá, o generalzao, o Rocha Loures, o Aécio e sua irmã, a Carmen Patalogica, a Rosa Coerente , etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 4 =