O homem sem bateria

Não se vê mais ninguém sentado. Apresentadores de TV falam andando. Políticos passam mensagens caminhando. Reuniões de empresas são realizadas sem cadeiras. O mundo não senta, porque a moda é ter pressa.

Os políticos que andam tiveram um clássico na última eleição em Porto Alegre. O candidato a gestor, que depois iria virar o prefeito Despacito, não parava de andar na propaganda de TV.

O eleitor ficou impressionado. Este homem não senta porque é dinâmico, é ágil, é realizador.

As pessoas sentadas passam uma ideia antiga, associado aos líderes reflexivos do século 20. Estes estão fora de moda. Nada mais fora de moda do que aquela imagem do pensador.

Os homens do século 21, os gênios do mercado financeiro, do Estado mínimo, do Quadrilhão, do Trump, do Macron, do Macri não param.

Mas aí descobre-se que quase tudo é marketing e enrolação. Porto Alegre nunca teve um prefeito tão alheio às demandas mais elementares da cidade. Nunca Porto Alegre esteve tão imunda, tão esburacada, tão mal cuidada. Porto Alegre é uma cidade peluda, escabelada.

O sujeito que andava sem parar na propaganda eleitoral é hoje um homem estacionado que agride a população, por não corresponder a nada do que prometeu, agride adversários e ataca até aliados políticos.

Porto Alegre não sabia que o gestor era, na verdade, um velho deputado medíocre apenas com aparência de jovem. Tão medíocre que muitos não sabiam que ele era político.

Nada é mais antigo do que o gestor de Porto Alegre. A cidade nunca teve um prefeito tão lento, tão devagar e tão refratário a conversar e a ceder.

Porto Alegre foi engambelada pelo sujeito que andava sem parar porque, se parasse, teria que se submeter ao sofrimento de pensar em alguma coisa.

E, quando para e pensa, em Paris, ele tem a ideia de instalar carregadores de celular nas paradas de ônibus. Porto Alegre elegeu um prefeito sem bateria e sem carregador.

One thought on “O homem sem bateria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 5 =