O jogo sujo de Marina e Giannetti

 

Eduardo Giannetti da Fonseca é o liberal que a direita brasileira paparica por seu charme e lustro (e que até parte da esquerda corteja). É bem formado, aparentemente leve e suave, apresenta-se como economista e filósofo, escreve livros sobre temas variados e integra há muito tempo o grupo que faz a cabeça de Marina Silva.

E Marina Silva todo mundo sabe o que é. Uma figura da floresta, capaz de entender a diversidade e a importância de cada planta e cada bicho no mundo, mas incapaz de reconhecer de forma categórica o direito das pessoas às diferenças e à diversidade, principalmente as diferenças que dizem respeito a gêneros.

Marina sempre foi vaga em relação aos gays, depois de se calar sobre o direito das pessoas do mesmo sexo (ou que não levam em conta as definições de gênero) de se casarem e terem suas relações reconhecidas legalmente. Tudo porque a religião de Marina não permite.

Sob o foco ambientalista, Marina é uma pessoa progressista. Mas sob o ponto de vista humanista é retrógrada, atrasada, reacionária. Marina é uma dissimulada quanto a essas questões essenciais da humanidade, e por isso sua postura é mais perigosa, pelos negaceios, do que a abertamente fascista de Bolsonaro.

Pois esses dois estão juntos, Giannetti e Marina. E Giannetti diz na Folha hoje que a segunda instância deve julgar Lula logo, para que a campanha às eleições de 2018 não sejam tumultuadas.

Quem lê a entrevista vai vendo, espantado, a cada parágrafo, que Giannetti quer na verdade que o Tribunal Federal Regional diga logo que Lula está inelegível, que não se demore muito.

Porque isso, afirma ele, abriria o leque para outros candidatos. Uma eleição sem Lula, garante Giannetti, seria “muito mais arejada para o país”.

É uma entrevista vergonhosa para alguém que se diz um pensador liberal, mas está a serviço da pior direita golpista e homofóbica.

Mais um detalhe: Marina teve a cara de pau de se lançar candidata à presidência um dia depois da condenação de Lula. E Giannetti deu a entrevista um dia depois disso. São dois oportunistas da pior espécie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 8 =