O MELHOR LULA

Uma conclusão óbvia depois de uma análise bem rápida de trechos do discurso de Lula hoje à tarde em Porto Alegre: temos um candidato com uma posição assumidamente de esquerda, muito diferente do Lula de 2002 e de 2006.
Lula radicalizou posições caras ao PT. Primeiro, a defesa intransigente das maiorias. Lula fala para o povo, e não mais para uma classe média instável (e hoje encolhida) e possíveis aliados entre o conservadorismo e a direita.
Passou a atacar com força a imprensa protagonista do golpe, o mercado financeiro, a elite empresarial e, claro, a oposição que derrubou Dilma (e que passou a incluir antigos parceiros do próprio PT).
É um Lula de esquerda o que percorre o Brasil e discursou hoje em Porto Alegre, um dia antes do julgamento do processo do tríplex. Que continue assim, sendo ou não condenado.
Esse talvez seja o Lula mais autêntico e mais conectado e coerente com sua história. Lula percebeu que não sobrevive se, depois do golpe e da caçada do Judiciário, adotar uma retórica de concessões e acomodações políticas com os que desconfiavam dele desde 1989 e acabaram sendo protagonistas do golpe.
Mas como Lula poderá governar sem eles? Que isso fique para depois. O que interessa agora é saber como vencer a eleição. E Lula somente vencerá se conseguir convencer o eleitor de que ele, e não Luciano Huck, é quem entende e gosta de povo. Parece simples e é.
(Ganhei de presente esta foto fantástica da minha amiga Adriana Franciosi, da Agência PixelPress)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 8 =