Os diabos do Plácido

Estou acompanhando o debate em torno do ensino de religião. O que posso dizer é que as aulas do padre Hermes, na primeira série do Ginásio Plácido de Castro, no meio dos anos 60, em Rosário, me divertiam muito. Era uma turma de guris e gurias de uns 11 e 12 anos.
Me lembro de uma cena em que a gurizada mais barra pesada, que sentava num canto, desafiou o professor de religião. O padre perdeu o controle da aula, foi exasperando-se com a bagunça formada e de repente começou a gritar: é o demônio, é o demônio.
E saiu porta afora fazendo vento com sua batina preta. Uma professora da direção foi chamada. Os guris seguravam a risada e a professora vasculhava a sala com o olhar e perguntava: quem é o demônio?
O padre apontou o dedo para um guri. Aquele era o demônio. O guri foi levado para a sala de detenção e o padre retomou a aula. Me lembro bem do padre Hermes.
Eu era o líder da turma, eleito pelo voto direto. Nunca uma turma de colégio teve um líder tão relapso. Naquele ano, os diabos afrontavam os professores, inclusive o que representava Deus, e eu não fiz nada.
Na verdade, eu estava ao lado dos diabos, mesmo que não fosse um deles. Os demônios são sempre os outros. Os diabos do Plácido eram divertidos demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 1 =