OS QUE NÃO SE CALAM

Ontem vi de longe, num restaurante aqui perto de casa, o jurista e desembargador aposentado Amilton Bueno de Carvalho e pensei de novo no texto que havia postado um dia antes.
Escrevi que está difícil suportar o silêncio de juízes, desembargadores de altas cortes, promotores, procuradores e operadores do Direito e suas OABs diante da violência que se alastra sob a inspiração do fascismo.
Amilton Bueno de Carvalho não silencia. Nunca silenciou, antes mesmo do golpe. E é presença aqui mesmo, no Facebook, espaço esnobado por muitos de seus colegas. Ele e uns poucos estão quase sozinhos na resistência.
Faço uma recomendação a quem quiser saber mais das ideias do jurista, sendo ou não da área do Direito. O livro ‘Para além do direito alternativo e do garantismo jurídico. Ensaios Críticos em homenagem a Amilton Bueno de Carvalho’. Editora Lumen Juris.
O livro com 62 ensaios ajuda a entender, e como ajuda, o que é a Justiça no Brasil, a criminalização dos movimentos sociais, as cadeias lotadas de negros e pobres, a seletividade que salva os ricos e poderosos, o punitivismo seletivo em moda com a Lava-Jato, entre outras tantas coisas.
Ajuda a entender até o crescimento do fascismo.

A imagem pode conter: texto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 5 =