Quem enfrenta Gilmar Mendes?

Gilmar Mendes decidiu enfrentar o Ministério Público e agora, além do MP, também a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) decidiu enfrentar Gilmar Mendes em nota oficial.

O presidente da AMB, o juiz gaúcho João Ricardo Costa, acredita que Mendes vem criando obstáculos à Lava-Jato e às medidas de combate à corrupção.

Mendes, se sabe, disse essa semana que são procuradores os vazadores de informações de uma delação contra seu amigo Dias Toffoli. Mendes acha que há falsos heróis no MP.

Mendes também atacou antes os altos salários da magistratura de primeira instância (como se os ministros do STF ganhassem pouco).

O interessante é que o juiz Costa é um dos poucos da própria magistratura a tocar nas controversas posições de Mendes, como a defesa categórica do financiamento privado de campanha, ou seja, da manutenção do esquema de financiou a corrupção até agora (assunto que ele engavetou, com a maior naturalidade, por mais de ano no STF).

Mas qual será a consequência dessa crítica do presidente da AMB ao comportamento de um juiz da mais alta Corte? Expor Mendes ainda mais? Denunciar suas estranhas posições, que todo mundo conhece? E daí?

Quem mais é capaz de questionar a postura enviesada de um ministro que desafia e descontenta a todos, menos a direita golpista brasileira? Quem teme Gilmar Mendes?

O que Mendes fará amanhã, que provocará nova reação de procuradores, juízes e jornalistas que não aderiram ao golpe? Mendes pode fazer o que bem entende, com o apoio da maioria da imprensa?

O poder de Mendes é ilimitado? O próprio Supremo e o Conselho Nacional de Justiça poderiam nos dar uma resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 5 =