Saiam da toca

LIBERDADES

Ainda não se esgotou o debate sobre a prisão do jornalista Matheus Chaparini e do documentarista Kevin Darc na semana passada, quando da desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda.
Há muita gente quieta. Defensores da liberdade de expressão e do jornalismo, quando tudo é apenas retórico, precisam sair da toca. Matheus e Kevin estavam fazendo o que os jornalistas devem fazer.
É enganadora a conversa fiada de que eles estavam de um lado na cobertura da ocupação da Secretaria da Fazenda. Os dois, dizem os detratores, estariam ao lado dos estudantes.
Perguntem à repórter Letícia Duarte, da Zero, de que lado ela estava quando acompanhou com valentia um grupo de refugiados sírios que buscava abrigo na Europa, em outubro do ano passado.
Quem conhece a Letícia sabe que ela nunca faria uma reportagem sob o ponto de vista da polícia que batia e continua batendo nos imigrantes. Aquela reportagem grandiosa só existe porque Letícia não buscou zonas neutras.
Não há zonas neutras nessas circunstâncias.
Ah, dirão, mas não é a mesma coisa…
Não é a mesma coisa para os que relativizam liberdades essenciais e fogem do debate sobre a prisão de jornalistas aqui na nossa cara.
Vamos lá, saiam da toca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 9 =