Uma armadilha para Sergio Moro

O jornalismo de direita comete um erro grave, quase infantil, ao tentar induzir Sergio Moro a pensar que não há outra saída que não seja prender Lula.

A estratégia é precária, porque constrange o juiz. Moro sabe que se transformou em ídolo dos golpistas. É dado estatístico que quase todos os seus gestos (inclusive fotos e presença em eventos) acabam por atender as demandas dessa turma.

Mas o juiz, que tanto valoriza a comunicação com a população, também sabe que seus atos não podem ser vistos como gestos inspirados no ativismo da direita na imprensa. Um juiz não pode ser guru da direita mais reacionária, em lugar algum.

Prender Lula é o desejo primitivo de quem bateu panelas, apoiou o golpe de agosto e viu a quadrilha do Jaburu apropriar-se do poder. E está vendo agora a destruição dos seus ídolos tucanos Aécio, Serra e Alckmin. E verá mais adiante que não terá nem Previdência nem leis trabalhistas. E que seu guru passa a ser Doria Júnior e que um dia poderá vir a ser Luciano Huck.

Essa gente deprimida, que já andou de braços dados com Bolsonaro, não pode acreditar que  orienta a missão do Judiciário na Lava-Jato.

Moro não tem o direito de cometer novas barbeiragens. Duas delas, em circunstâncias normais, teriam avariado seriamente sua carreira: o grampo da conversa de Dilma com Lula, depois entregue à Globo, e a condução coercitiva de Lula.

Prender Lula agora, sem provas, não seria apenas mais uma barbeiragem. Poderá ser um dos maiores erros já cometidos pela Justiça, com consequências políticas imprevisíveis.

Os jornalistas de direita, que babam pedindo a prisão de Lula, os patos sonegadores da Fiesp e os batedores de panela atormentados pelos estragos do golpe que eles mesmos patrocinaram não podem ter a ambição de orientar a conduta de Sergio Moro.

E o juiz sabe que os brasileiros não podem ser induzidos por esta direita abusada ao equívoco de achar que os golpistas pedem e ganham tudo da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba

Um juiz com a missão de Sergio Moro não é alguém tomando decisões em uma ilha, alheio às ansiedades e expectativas de um país inteiro. Um juiz indiferente ao que se passa ao seu redor, nessas circunstâncias, pode cometer falhas brutais.

Se um juiz ignora seu contexto, ou se acha que seu talento e seu marketing pessoal são infalíveis, que Themis, a deusa da Justiça, o proteja.

13 thoughts on “Uma armadilha para Sergio Moro

  1. Perdão, mas não vivemos tempos civilizados. A exceção é a regra, não podemos mais nos surpreendermos com gestos aloucados e antidemocráticos, Porque eles já estão ocorrendo.

    1. concordo plenamente. o stf, guardião da cf, está assistindo tudo acontecer sem tomar qualquer atitude mais enérgica. agora se a esmagadora maioria do judiciário, ministério público, polícia federal, et al, são oriundos da classe média, portanto ignoram o contexto de vida das classes mais desfavorecidas, o que esperar deles? com certeza na ótica do poder judiciário que neste momento não está muito distante do senso comum, querem ver o lula na cadeia. trocaram a justiça pela vingança!

  2. Com todo o respeito a sua lógica e ao seu texto, mas me parece ingênuo demais. entre na página administrada pela esposa do juiz inquisitor e vai ver que sem nenhuma cerimônia ela compartilha coisas do tal blogueiro de direita como se fossem coisas isentas. também basta ver todo os histórico do fulano inquisitor para ver que ele tem lado definido. infelizmente só quem vai absolver lula é a história.

    1. E quando absorver já será tarde demais e o brasil estará completamente destruído como o méxico.

      tAlvez a história absorva lula em 2064, 100 anos do golpe militar que derrubou Jango.

  3. Com globosta não importa, com mais algumas porradas da Globosta LuLA lá vai parar nas ESTRELAS com 75% Obrigado Redebosta. Aproveite e pegue o comprovante do CONDOMÍNIO do triplex e e veja está em que nome, só vale o escrito e TAMBÉM a promessa de compra e venda valeu blábláblá não serve para justiça.

  4. “E o juiz sabe que os brasileiros não podem ser induzidos por esta direita abusada ao equívoco de achar que os golpistas pedem e ganham tudo da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba”. Não. não sabe. Ele é a própria direita abusada.

  5. Moro é um sujeito intelectualmente limitado, o ser juiz não elide essa condição, por paradoxal que pareça. O sistema de admissão ao judiciário permite essas aberrações, desde que o sujeito tenha disposição para a leitura, uma inteligência medíocre e uma memória privilegiada.

  6. O juizeco moro nao tem moral pra julgar ninguem por que engavetou o caso do banestado e nao pode julgar nenhum politico por ser partidario e muito menos julga Lulapor que ele e do psdb e lula ja foi condenado por moro antes de ser investigado.

  7. Seu artigo espera muito de moro e vai morrer na praia. Moro vai prender lula, ele não está nem com as consequências. Ele vai prender lula porque ele está sendo muito bem pago pela burguesia internacional. a função dele é prende o lula e o brasil ser transformado num peão dos eua.

  8. a imprensa, o povo, na verdade o brasil de hoje como UM todo, tendencioso, carente de líderes, carente de berço, PRATICAm o proselitismo, a tendência partidaria, mesmo que cegos em nao perceber que o politico e sua politica fazem seu jogo e de nós, cegos peões.
    Caro jornalista, você é mais um cego, construindo mais ignorância ao nosso povo.

  9. Infelizmente não vejo mais respeito a rito processual na lava jato ou preocupação com obtenção de provas. Se assim fosse moro deveria ter declarado suspeição e se afastado do caso, ou da mídia. Não fez nenhum dos dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 6 =