Uma resposta possível

Senhor Bolsonaro
Em junho deste ano, numa decisão surpreendente para as esquerdas e para a direita sempre impune do Brasil, o senhor foi condenado a pagar uma indenização de R$ 10 mil à deputada Maria do Rosário por ofensas graves e covardes.
Era a forma de reparação por danos morais, em última instância. Um valor insignificante, mas que pelo menos representava uma punição a um grupo sempre protegido pela Justiça, do qual o senhor faz parte.
A condenação previa também a publicação de uma nota de reparação com pedido de desculpas. Esse pedido deveria ser divulgado em jornais e redes sociais por ordem da Justiça.
Para relembrar, o senhor havia dito, em 2014, que a deputada Maria do Rosário não merecia ser estuprada porque a considerava “muito feia” e não fazia seu tipo. Algo que para mim é assombroso, porque nunca uma autoridade cometeria esse tipo de agressão aqui a França, mesmo os líderes da extrema direita.
Fui informado agora, ao refletir sobre seu apelo para que eu pedisse desculpa por tê-lo chamado de mentiroso, que no dia 13 de junho o senhor publicou o que seria a nota de reparação. Mas, ao invés de pedir desculpas à deputada, o senhor repetiu tudo o que havia dito cinco anos atrás e ainda tentou justificar de novo os horrores da sua fala.
O senhor repetiu as ofensas, quando deveria admitir que havia errado. O senhor voltou a desafiar a Justiça que protege a direita brasileira e atacou de novo uma mulher forte, uma líder política, como atacou a minha esposa, sempre com o argumento de que são feias.
O que o senhor teme são as mulheres que podem representar alguma afronta às suas fragilidades de macho inseguro. Por isso atacou a deputada e agora riu da minha mulher, só porque ela tem mais idade do que eu.
Eu disse esses dias que o Brasil merece um presidente à altura do cargo. Seu país merece mais do que isso, o Brasil exige um homem de verdade em seu posto maior.
Li a nota em que o senhor agride a deputada e tive uma ideia. Vou usar sua tática e, ao invés de pedir as desculpas que o senhor deseja, vou reafirmar o que disse. Eu não devo explicações ao senhor e nunca fui condenado pela Justiça por ofensas tão repulsivas.
Por isso reafirmo. O senhor é mentiroso porque assumiu o compromisso, em conversa comigo, de cumprir os acordos de defesa do ambiente, e não tomou nenhuma providência quando os incendiários iniciaram a destruição da Amazônia, incentivados por seu discurso e suas ideias.
O senhor também é um mentiroso porque se elegeu mentindo. E porque descumpriu a decisão da Justiça e, quando deveria pedir desculpas à deputada Maria do Rosário, voltou a atacá-la covardemente.
O senhor gosta de atacar mulheres porque, para gente com o seu perfil e o seu caráter, incluindo seus filhos, elas são uma ameaça sempre presente, maior do que as representadas pelos homens.
Aproveito e peço desculpas aos que entenderam que, ao chamá-lo de mentiroso, eu fui brando demais diante das agressões, das violências, dos ódios e das discriminações que o senhor e sua família propagam.
Sem falsos abraços
Seu algoz francês
Paris, 27 de agosto de 2019.
(Sei que essa é a carta que muitos gostariam de ler, se Emmanuel Macron decidisse responder por escrito ao apelo de Bolsonaro para que peça desculpas.)

One thought on “Uma resposta possível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 6 =