VIRGÍNIA DAMÁSIO PACHECO*

Mal estamos dando os primeiros passos em direção ao fim de uma pandemia planetária, consequência de severos desequilíbrios do comportamento humano, e uma guerra de proporções mundiais passa a nos assombrar.

Estamos sob domínio de um masculino adoecido, predador que possui uma visão fragmentada da realidade e tem como valores a conquista, o acúmulo, o controle e a exclusão.

E se este masculino está dominando o mundo, nosso papel como mulheres está falho. Como estamos conduzindo a educação de nossos filhos homens? Por que abrimos mão do nosso lugar de liderança e fala?

Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, é uma mulher arquetípica. Ela é a prova de que uma sociedade liderada pelo poder feminino caminha em direção a saúde da maneira mais ampla que possa ser considerada. O poder que pode ser inclusivo, firme, doce e que conduz à solução de problemas de forma harmônica.

Neste momento, nós mulheres estamos sendo chamadas a manifestarmos nossas forças, a acessar as sabedorias antigas do amor, da compaixão, da alegria, da comunhão e da magia.

Precisamos romper com os grilhões sociais e íntimos que estão nos impedindo de exercer a liberdade. Se somos mulheres livres, ensinamos nossos meninos a serem livres.

Estes senhores da guerra escravizam e estão escravizados pelo medo avassalador de não serem machos de forma suficiente.

Jacinda nos convida a resgatar o tempo em que nós mulheres vivíamos de modo pleno. Éramos donas de nós mesmas sem controlar nada nem ninguém. Este estado de ser promove uma vida vibrante, baseada na verdade de si mesma.

Este é o chamado imperativo para nós mulheres hoje. Acessar nossa essência livre e contagiar cada um ao nosso redor. Viver de forma vibrante e verdadeira para que sejamos inspiração como Jacinda tem sido.

Indico dois livros para nos situar neste tempo de poder feminino tão esquecido por nós e por todos:

Mulheres que correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés
A Mulher no terceiro Milênio, de Rose Marie Muraro

Namastê.

*Virgínia Damásico Pacheco é psicóloga.

No Instagram, link abaixo:
https://www.instagram.com/virginiapacheco.movimentosaude/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 4 =