O criminoso fica solto, porque prendê-lo seria ruim para a democracia
São as vantagens da democracia. Mesmo essa imperfeita democracia de mercado, disfuncional, discriminadora, branca, quase sempre supremacista. Trump foi condenado, o juiz manteve agora a condenação, mas ele não sofrerá penas nem ficará preso.
Por que não? Porque foi eleito presidente da República. Não há nada escrito em lei alguma que garanta a impunidade do cara. Mas os americanos não querem ter um presidente preso. Precisam proteger a imagem da democracia.
O juiz de Nova York Juan Merchan manteve a condenação de maio, no caso do pagamento feito para comprar o silêncio da atriz de filmes pornôs Stormy Daniels. Mas sem penas.
Numa situação inversa, chegaram a imaginar que o fascista poderia ser condenado antes da eleição, ser eleito e estar preso. Se fosse cumprir pena pelos crimes desse caso do suborno, pegaria pelo menos quatro anos de cadeia.
Mas o desfecho final, com a confirmação da sentença da condenação (há outros processos) ficou para depois da eleição e aconteceu agora, às vésperas da posse.
Os juízes, incluindo os da Suprema Corte, que vão julgar outros casos, são na maioria de direita e de extrema direita mas não são loucos.
É assim que funciona uma democracia e suas enjambrações. Pelo que consideram razoável, os homens da Justiça entendem que é melhor ter um presidente criminoso solto do que preso. Porque isso nunca aconteceu antes.
O melhor resumo é este: o indivíduo se livra de punição, porque não há pena a cumprir, segundo o juiz, mas fica marcado como criminoso. É um baita negócio. O que significa ser criminoso para um fascista desse tamanho?
E qual a foi a reação do fascista condenado? Atacou o juiz que o favoreceu e, claro, fez o que é o vício de todos eles: pediu dinheiro como doação.
Trump quer que os idiotas americanos, como aconteceu no Brasil, quando Bolsonaro arrecadou R$ 17 milhões em PIX (já seriam hoje, corrigidos, em torno de R$ 20 milhões), só porque poderia ser preso.
Preparem-se porque, se o golpista brasileiro for para a cadeia, teremos mais uma campanha de arrecadação de fundos. O fascismo é um grande negócio e só existe porque existem os otários.
No Brasil crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, e com pena inferior a 8 anos, NÃO DÁ PRISÃO em regime fechado. Nos Estados Unidos tudo é possível, porque não há leis escritas, tudo é na base dos usos e costumes (direito consuetudinario). Lá, a jurisprudência faz o Direito, ao contrário do sistema romano-germanico, que o Brasil adota, e que é muito melhor, muito mais garantista, pois vale a lei ESCRITa e a ninguém é dado desconhecer as leis (ignorantia legis non scusat). Esse processo contra o Trump foi uma perseguição DESLAVADA de um promotor e de um juiz NOVAIORQUINOS, esquerdistas eleitos por esquerdistas (Nova York é uma cidade esquerdista até a medula). Lá, juízes e promotores são eleitos pelo voto popular para um mandato fixo, podendo ser reeleitos. Não existe concurso público. E pra finalizar, uma perguntinha: esse juiz JUAN MERCHAN é parente do Milton Neves ? kkkkkkkkkkkkkkkkkk