A água suja e as pedaladas

colinBritânicos e americanos têm o consolo de poder ver o constrangimento vivido hoje pelos protagonistas de um erro histórico.

É devastadora a situação do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, agora confrontado com o relatório que prova a irresponsabilidade do seu governo ao aderir compulsoriamente ao plano americano da invasão do Iraque.

O argumento das armas químicas, derrubado desde o começo da guerra, é agora desmontado ponto a ponto pelo relatório do próprio governo britânico, que analisou durante anos as motivações e as implicações da participação no conflito.

O adesista Blair é um político pulverizado pelo documento, como deu para ver na sua aparição na TV. Os britânicos estão envergonhados. E Blair acabou.

Assim como Colin Powell, secretário de Estado americano na época, sumiu da cena política depois da guerra, completamente constrangido e destruído.

O até então respeitado Colin Powell apareceu na TV em 2003 com um vidrinho do que seria uma prova das armas químicas. Foi ridicularizado, mas os americanos insistiram que era preciso destruir Saddam.

Todo mundo sabia, inclusive Powell, Blair e Bush, que não havia arma química alguma. Mas a guerra deveria ser feita.

O que houve foi um desejo deliberado de falsear e de enganar, com outras intenções.

É o acontece hoje no Brasil com as intenções encobertas dos golpistas. Todo mundo sabe que Dilma Rousseff não cometeu nenhum delito que pudesse afastá-la do governo,

As pedaladas foram a arma química da farsa do impeachment. Mas nós não teremos a chance de contar com relatórios, daqui a alguns anos, que desmascarem o que já está desmascarado.

É só olhar na volta e perceber que também não temos hoje, entre os golpistas, ninguém que se assemelhe a um Powell ou a um Blair para, futuramente, vê-los pedindo perdão.

O golpe é a guerra da qual a direita não vai se arrepender, porque a direita brasileira é a única em todo o continente sul-americano, desde a ditadura, que nunca se arrependeu de nada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 4 =