A BANDEIRA RESGATADA

Temos finalmente a imagem simbólica do que pode ser o começo do resgate da bandeira raptada pelos fascistas desde muito antes do golpe de agosto de 2016.

Que o Brasil reconheça e se inspire na coragem da atriz de teatro Ana Luiza Bergmann, agredida ontem por um grupo de golpistas reunidos diante do QG do Exército, no centro de Porto Alegre.

Também é simbólico que o protesto da atriz tenha ocorrido do outro lado da rua, na Igreja Nossa Senhora das Dores dos católicos de resistências históricas contra o autoritarismo.

Os golpistas tentaram se aproximar da calçada dos militares, que talvez nem queiram nada com eles. A maioria talvez não queira.

Ana Luiza buscou proteção na entrada da igreja da mãe de Cristo, outro sequestrado pela extrema direita. Lá do alto da mureta, ficou a observá-los.

Uma mulher foi lá, sem a proteção de machos, nua, protegida apenas pela bandeira, e enfrentou o fascismo que se diverte batendo em mulheres.

Ela e outros manifestantes foram corridos da aglomeração armada pelos golpistas. Uma menina levou um soco no rosto. Mas ela já havia cumprido sua missão.

Uma mulher destemida, uma atriz de teatro. É a arte que volta a resistir nas ruas da pandemia.

Fico feliz que a imagem tenha sido captada pela câmera do meu amigo de empreitadas do jornalismo Jefferson Botega, de Zero Hora. Que corra mundo.

(A primeira versão desse texto não tinha o nome da atriz. Eu decidi omitir, porque o dia seguinte pode ser o mais terrível. Mas Ana Luiza permitiu que seja publicado)

3 thoughts on “A BANDEIRA RESGATADA

  1. A Forum DESCobriu que o bolsonarista que deu o soco e pontapés em uma das mulheres e aparentemente o responsável POr todas as agressões, vive de “auxílio-doença” pelo INSS.

    Tudo que os bolsonaristas TEORicamente, repudiam. Rsrs.

    O ex enfermeiro diz sofrer com “Transtorno Afetivo Bipolar episódio atual misto e Transtornos Mentais e do comportamento devidos ao uso da cocaína – síndrome de dependência”. Vejam só! E o que o INSS tem a ver com o fato dele ser dependente de cocaína? Rsrs.

    Interessante é que ele conseguiu esse benefício durante o governo de esquerda e perdeu depois que Dilma sofreu o impeachment, embora ele esteja até hoje tentando recuperar. Com AJUDINha de Bolsonaro, ele consegue.

    Portanto, não é nada difícil supôr, SERIA até natural, que a maioria que segue Bolsonaro, sofre de algum TIPO de transtorno mental.

  2. Enquanto Nossas instituições Contemplam o Absurdo,
    Mulheres Corajosas Assumem o Resgate Da liberdade, da Serenidade e
    da Igualdade!
    PARABÉNS A todas As Anas!!
    “Anas Da Terra, Mães e nada Mais!!”

  3. Parabéns pela bela matéria, titulada resgate da bandeira. Porque não dizer que esse governo FACISTA desde o início do seu governo se vale do símbolo maior, A fim de mascarar seus atos de desgoverno, ou seja, defesa , manutenção do que funciona de maneira positiva, respeito ao avanço natural da sociedade e das instituições.o que Não se verifica. Não podemos perder de vista que o MELHANTE usurpou do gesto simbólico de lula lá e Lula livre e transformou em arma, agora usa as cores verde e amarelo para dar azo aos seus atos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 1 =