A direita exibicionista

direita

A direita brasileira pós-64 foi cruel, dissimulada, inquisidora, mas era bem mais recatada do que a direita reciclada de hoje, como observa minha amiga Cida Cunha. A direita continua cruel, mas ficou exibicionista, refestelada, porque sabe que dispõe hoje – talvez mais até do que no tempo da ditadura – de um Judiciário seletivo que a protege.

Essa direita-ostentação persegue figuras que vão sendo ameaçadas de perder até o direito de falar, e a filósofa Marilena Chauí é uma delas.

Marilena deu uma palestra sobre A Fragilidade da Democracia, para alunos adolescentes do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo, e foi massacrada nas redes sociais.

Porque inventou de falar (eu ouvi o trecho da fala) sobre o surgimento da família e do que isso significa no contexto do capitalismo. Fez o que qualquer professor honesto faria se não subestimasse seus alunos.

A Rádio Jovem Pan, a serviço do jornalismo golpista, colocou no ar um trecho da palestra em que Marilena diz que quem defende a família como uma instituição natural, que surge sem explicações, é uma besta. Ora, pois, a dona Marilena não quis com isso destruir a família brasileira.

Mas só ouvindo tudo para ver que besta aqui não significa assim uma besta inteira, mas uma quase besta, um desinformado, um ignorante, e que bestas mesmos são os pais dos alunos que intimaram a escola.

Eles se queixaram que a palestra foi para adolescentes em formação, que podem se rebelar contra a família. Quem pode acreditar que a Marilena Chauí vai perturbar a cabeça de uma gurizada que vê o que quer na Internet, come maconha em brigadeiro no recreio e tudo o que faz é afrontar a família.

A elite da direita paulistana, com pulôveres nos ombros, pediu então reunião de pais com a direção da escola, frequentada por uma maioria de filhos de ricos.

E essa escola de pais reacionários (mas quantos de fato interessados na preservação da família?) se chama Oswald de Andrade… Imagine se fosse Grupo Escolar Jair Bolsonaro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 1 =