A direita refestelada

Quem acha que há casualidade e improviso nas ações seletivas das ‘instituições’ envolvidas na Lava-Jato deveria ler o artigo do Nobel de Economia Paul Krugman, hoje na Folha.

É o segundo texto em que ele aborda o mesmo assunto que já provocou manifestação de estranheza até do presidente Barack Obama: o descarado protagonismo do FBI nas eleições americanas.

Por que o FBI informou na semana passada que estava investigando de novo os emails privativos de Hillary Clinton, o que tumultuou a campanha, para dizer depois que não encontrou nada de comprometedor nas sindicâncias? O estrago estava feito.

Isto é o que Krugman escreve e que, com adaptações, poderia ser usado também no Brasil da Lava-Jato que investiga apenas um lado:

“A eleição foi manipulada por James Comey, o diretor do FBI (Polícia Federal americana). O trabalho dele é policiar crimes — mas, em lugar disso, Comey usou seu posto para difundir insinuações e influenciar a eleição. Ele estava tentando deliberadamente adulterar a balança eleitoral ou foi simplesmente intimidado por operadores ligados ao Partido Republicano? Não importa: abusou vergonhosamente dos poderes de seu cargo.

A eleição também foi manipulada por outras pessoas do FBI — pessoas que claramente sentiam que, sob o comando de Comey, tinham liberdade para trabalhar em favor de suas preferências políticas”.

O que Krugman diz, em tom de advertência, é um bom subsídio para os que vêm tentando entender as articulações nem sempre explicitadas da direita no mundo, para muito além da atuação dos personagens da política formal de partidos, legislativos, governos.

Só os adesistas, os soberbáticos e os ingênuos renegam o debate da realidade brasileira em que que Ministério Público, Judiciário (e também a Polícia Federal) têm atuado sob fortes suspeitas.

O reacionarismo nunca esteve tão refestelado em toda parte e nas mais variadas instituições. E se o FBI pode, como sempre pôde…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 9 =