A espada pende agora sobre a cabeça de Jorge Seif

Duas conclusões imediatas depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral de poupar o mandato de senador de Sergio Moro, com uma goleada de sete votos a zero. Votaram contra a cassação o relator, Floriano de Azevedo, e os ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti e Alexandre de Moraes.

Eis a primeira conclusão: não foi desta vez que o sistema de Justiça se encorajou a ponto de pegar um manezão do esquema armado desde a Lava-Jato contra as esquerdas e que resultou na cassação de Dilma Rousseff e no encarceramento de Lula. Só tem manezinho condenado.

Segundo: a espada que estava dependurada sobre a cabeça de Moro é transferida para a cabeça do senador de extrema direita Jorge Seif, do PL de Santa Catarina.

Porque seria demais para o TSE cassar dois senadores. Mas será demais se absolver os dois. Será uma demonstração descarada de que o Judiciário se acovardou e teme retaliações do Senado, incluindo o impeachment de Alexandre de Moraes. Mesmo que os dois casos estejam no âmbito da Justiça Eleitoral.

Jorge Seif está em licença médica no Senado, e seu caso, também em recurso no TSE, será julgado depois de nova coleta de provas sobre o uso de aeronaves do véio da Havan na campanha ao Senado em 2022.

Não há data para a retomada do julgamento do recurso, suspenso em abril. O bolsonarista foi absolvido no TRE de Santa Catarina da mesma acusação de abuso de poder econômico, que tem como pivô o empresário milionário.

Seif tem o costume de se descontrolar e chorar. Já pode preparar o próximo choro. No cenário de hoje, seria improvável que viesse a ser poupado. E somente será se o julgamento se arrastar por muito tempo.

Foi o tempo, sempre ele, que favoreceu Sergio Moro e pode favorecer muitos dos acusados de crimes graves até agora impunes. O tempo poderá poupar golpistas, muambeiros e falsificadores de cartões de vacinação. Todos manezões.

E o que será de Sergio Moro a partir de agora? Deve virar um cordeirinho da extrema direita, para não se indispor com ex-colegas da magistratura e para fazer reverências às altas Cortes.

Até porque o ex-juiz ainda será submetido a julgamento no Conselho Nacional de Justiça pelos desmandos cometidos na Lava-Jato. Sergio Moro pode virar um Aécio Neves.

5 thoughts on “A espada pende agora sobre a cabeça de Jorge Seif

  1. Com essa decisão, o TSE abre a porteira para todo tipo de abuso nas eleições, justificáveis com malabarismos contábeis.
    E essa decisão ainda pode fortalecer a proposta de anistia aos golpistas e do, por enquanto, inelegível. Nada mais me surpreende vindo da justiça.

  2. Ao meu ver, o grande acordo “com supremo, com tudo” continua firme e forte!
    Terroristas com bomba a ser colocada em um aeroporto receberam penas abaixo do mínimo para tais casos e ainda foram beneficiados com progressão de pena.
    Nenhum dos criminosos da Lava-jato foi sequer indiciado por algum dos inúmeros crimes.
    Seif recebeu o tempo necessário para fazer seu caso cair no esquecimento, até porque envolve, de novo, o cidadão que se veste de verde-periquito, o gênio que usa senhas em seus celulares impenetráveis por qualquer sistema no mundo!
    Sem falar naquela família e seu entorno civil, militar e miliciano…
    Não vejo um cuidado em construir casos inquestionáveis, mas um cuidado em manter o status quo no qual o Pais sempre viveu: aos inimigos e aos diferentes, o rigor da Lei, ainda que indevida; aos amigos e aos parceiros, liberdade, ainda que indevida!

  3. A verdade é que o voto do Desembargador Falavinha do TRE-PR foi DEMOLIDOR. Depois desse voto seria ridículo e constrangedor alguém pretender continuar com a sanha vingativa contra Sergio Moro. Não houve crime eleitoral NENHUM. o que HÁ é desejo de VINGANÇA. A turma do AMOR que só pensa em VINGANÇA, que só destila ÓDIO e que quer CENSURAR E calar as redes sociais. Ainda há juízes em Berlim.

  4. Só de vingança? Precisaria perguntar aos mais de 4 milhões de desempregad@s e aos controladores das grandes empreiteiras nacionais destruídas pela quadrlilha da lava-jato se é só esse o desejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 5 =