A INTERDIÇÃO DOS BOLSONAROS

As notícias que correm desde ontem anunciam o que já se esperava. Os militares vão interditar as falas de Bolsonaro sobre assuntos sérios, para que o homem não diga tanta bobagem.
Bolsonaro seria liberado pelos militares e por Paulo Guedes (Sergio Moro já foi escanteado) para falar só de abobrinhas disso daqui e disso daí.
Esta semana, num café da manhã com jornalistas amigos, ele disse que poderia mudar a proposta do governo de idade mínima para a aposentadoria da mulher de 62 para 60 anos. Antes das negociações, o homem fala o que qualquer amador da política sabe que não deve falar.
Outro dia, Bolsonaro não sabia dizer se Carlos Marum, nomeado conselheiro de Itaipu pelo jaburu, continuaria no posto.
Paulo Guedes e os militares querem que Bolsonaro só dê bom dia e boa tarde, que não fale nada do governo, porque o governo é com Hamilton Mourão.
A interdição informal pode se estender aos filhos, que dizem uma besteira por dia. Todos os Bolsonaros são, com essa dimensão, uma deformação inédita da política brasileira. Os três manos têm a soberba do eleito com muitos votos.
Têm base popular entre riscos, classe média e pobres e contam com o apoio dos milicianos da turma do Queiroz. Milicianos têm mais poder do que traficantes. Assim eles já fizeram críticas até aos militares que sustentam a racionalidade do governo.
São os manos que estimulam o chanceler Araujo (que figura patética) a ir à guerra com a Venezuela, enquanto os militares pedem calma.
Toda a família é, pela sua história, pelas suas relações suspeitas e pelo jeito ogro de ser, um incômodo para os militares.
É ruim para a democracia. Todos têm o direito de dizer o que pensam e arcar com as suas consequências.
Mas a democracia brasileira chegou a um ponto em que o bom senso dos generais seria a única garantia contra os desatinos dos civis.
Os Bolsonaros acham que irão contrariar o que está na literatura do poder e que se manterão dependurados no pai, fazendo o que bem entendem por todo o tempo. Será?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 3 =