A manchete que os jornalões não deram: quatro generais são presidiários

Folha, Globo e Estadão se acovardam também em momentos históricos, quando poderiam fazer concessões ao jornalismo sem medo. Nenhum dos jornalões deu em manchete o que mais importa hoje: o fato inédito da prisão de militares da mais alta patente.

Os generais Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-ministro da Defesa; e Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional); e o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, são presidiários.

Juntam-se finalmente ao general e ex-ministro da Defesa Braga Netto, que já estava preso preventivamente no Rio, e começam a cumprir suas penas como golpistas.

A prisão de Bolsonaro, agora também como cumprimento de pena, não é mais notícia. Bolsonaro é dado como morto político há muito tempo e foi enterrado depois do episódio do ferro quente e da prisão preventiva.

A sua condição de preso condenado, como acontece agora com todos os outros oito chefes do golpe, não muda muita coisa. Resume-se agora à discussão sobre onde ele deve ou não ficar.

O que importa é que quatro generais estão presos por golpe. Antes que alguém acione uma falsa controvérsia, o almirante Almir Garnier também é um oficial general da Marinha.

Os jornalões tratam a condição dos militares golpistas como presidiários com uma discrição ofensiva à democracia, que começa a se livrar deles.

As manchetes dessa terça-feira, pelo menos por algum momento, deveriam estampar:

Quatro generais são presidiários

A História pede para estar nas manchetes, mas é esperar demais de jornais que escamotearam a realidade até agora, muitas vezes como cúmplices dos militares, até finalmente admitirem que a cadeia existe também para generais.

Folha, Estadão e Globo ainda tentam fazer média, não com o bolsonarismo, mas com um militarismo golpista já degradado. Hoje esse golpismo fardado perdeu mais um pedaço. Não foi um dedo. Pode ter sido o que restava da cabeça.

3 thoughts on “A manchete que os jornalões não deram: quatro generais são presidiários

  1. QuaQuaQuaQuaQua!

    O Moisés tinha dois sonhos: um era trabalhar num jornalão; o outro, já que ele não conseguiu ser jornalista de um grande jornal, era que pelo menos esses diários fossem petistas radicais e escrevessem coisas do tipo:

    “Quatro generais são presidiários”

    QuaQuaQuaQuaQua

    Não faz nenhum sentido uma frase dessa numa capa de jornal! Primeiro porque a ação de prendê-los ainda estava em andamento quando pipocaram as manchetes, de modo que eles ainda não eram presidiários. FORAM PRESOS, mas sinda não eram presidiários. Isto é, eles ainda nem tinham passado por audiência de custódia nem receberam o pijama listrado para dormir.

    Foi uma sorte o Moisés não ter sido editor chefe de jornalões! Uma frase dessas espantaria de vez o pouco que ainda resta dos leitores.

  2. Não deixem de ler a matéria do ótimo jornalista nordestino CARLOS MADEIRO, no UOL de hoje, 26/11/2026, sob o título “POR que o Nordeste registra (há décadas) o menor índice de EMPREGos no país”. É a explicação CLARA do porquê Lula há mais de 20 anos ganha todas as eleições naquela região do país. E o pior é que NADA vai mudar para melhor. Os indicadores só PIORAM ! Mas sabem como é, segundo as narrativas mentirosas da esquerdalha, tudo não passa de preconceito e xenofobia.

  3. Se a Faria Lima se envolvesse com questões de desenvolvimento regional ao invés de lavar dinheiro pro PCC a coisa poderia ser diferente. Só políticas públicas não resolvem a curto prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 1 =