A pesquisa que não vale um litro de detergente Ypê
Prestem atenção ao truque sujo da Folha e do Datafolha. A pesquisa divulgada nesse sábado, em manchete, que dá empate de 45% entre Lula e Flávio Bolsonaro, foi realizada, como a própria Folha destaca, quase como desculpa, até quarta-feira.
Essa é a ressalva que está no segundo parágrafo do texto da manchete: “O levantamento foi realizado na terça (12) e na quarta-feira (13). A maioria das entrevistas foi feita antes da revelação, pelo site Intercept Brasil, das conversas entre o filho de Jair Bolsonaro (PL) e o então dono do Banco Master”.
O vazamento das conversas pelo Intercept aconteceu no início da tarde de quarta. A pesquisa do Datafolha é feita geralmente até quinta-feira. A anterior foi feita entre 7 e 9 de abril. O dia 9 foi uma quinta.
Por que desta vez não abrangeu também esse dia da semana, exatamente o dia seguinte ao da bomba que abalou as estruturas do fascismo e ameaça sepultar a candidatura do filho ungido?
Por que desta vez a0 Folha não realizou pesquisas na quinta? Por que uma pesquisa feita na terça e na quarta só foi divulgada no sábado?
A Folha teve quarta, quinta e sexta-feira, mais a manhã de sábado, para mexer na panela da pesquisa e aparecer com esse empate. Surpreende? Não. Porque, claro, não pega a quinta-feira.
A Folha terá de explicar por que fez uma pesquisa fechada na quarta e guardou até agora, para manchetear esse empate. É jogo sujo, na avaliação de qualquer foca. Qual o valor jornalístico dessa pesquisa? Zero.
Temos um fato novo que não aparece na pesquisa, porque a Folha se negou a ir em frente e pesquisar também na quinta-feira e até na sexta. A Folha foi covarde. Mesmo que diga que as datas tenham sido registradas antes do escândalo.
Essa pesquisa sem valor algum é uma das maiores pilantragens do jornalismo. Não vale um litro de detergente Ypê. É picaretagem descarada. Não deveria ter sido publicada em manchete. Deveria ficar escondida num canto.
_________________________________________________________________
DEMÔNIO
Logo abaixo da manchete, a Folha publica essa chamada, sempre na linha de bater em Lula e proteger o filho de Bolsonaro:
“Flávio Bolsonaro diz que tentaram enterrá-lo vivo e associa Lula ao diabo”.

Haverá outra pesquisa em breve. Faltam 5 meses para a eleição ainda. O Datafolha não vai esconder o caso Vorcaro/Filme durante todo esse tempo. Calma, Moisés.
O Moisés culpa as pesquisas pela dificuldade do Lula com os números de aprovação e intenção de voto. Esse senhor, Moisés Mendes, parou no tempo: ele está estagnado por ali entre 1988 e 1994. Nem a chefona do Zero Horas suportou tanto atraso.
O cara fica 24 horas por dia xingando a Folha! Meu Deus!
Concordo plenamente
Se o arranca-rabo envolvesse o lulinha certamente a data falha sairia rapidinho, tipo pão quentinho, recém saído do forno. A intenção manjada é tentar que o lero flavio/volcaro se dilua ante a convocação do neymar.
Lula ladrão
A próxima pesquisa vai tratar do roubo do inss e prisão do filho do amigo