A PREPOTÊNCIA DO GRÊMIO

O Grêmio decidiu treinar em Criciúma, porque não é permitido aglomerar jogadores em Porto Alegre. Se não pode treinar aqui, treina onde pode.

Não sei se os atletas e as equipes técnicas e todo o suporte de pessoal vão de avião, ônibus ou helicóptero. Não interessa.

O que importa é que o Grêmio vai fazer o que não deve. Para escapar de um protocolo estadual, o clube burla uma convenção do bom senso, presente em todas as orientações das autoridades e dos cientistas.

O Grêmio vai circular de um lado para o outro, vai transitar, vai levar o risco e a possibilidade do contágio para outro Estado. O princípio básico do isolamento é a não-circulação, é ficar onde está.

Esse não é apenas um protocolo de conduta e proteção individual, é de noção de coletivo, de respeito aos outros.

Mas o Grêmio talvez acredite que possa estar imune à peste que já infectou jogadores do próprio Grêmio, do Internacional, do Vasco, do Corinthians, do Fluminense, de quase todos os clubes.

Se o Bola Murcha Futebol Clube enchesse um ônibus de jogadores, não haveria como argumentar. O Bola Murcha seria atacado por todos os lados e teria o ônibus interceptado na saída de Porto Alegre. Mas o Grêmio pode.

O que aconteceria se não só os times de futebol – mas todos os que se sentissem no direito de deixar o Estado – atravessassem a fronteira e fossem fazer em Santa Catarina o que não podem fazer aqui?

E se a Freway fosse tomada por comboios de gaúchos em direção à Santa Catarina, só porque há como fugir dos controles estaduais?

O Grêmio e muitos clubes pensam como o comentarista Caio Ribeiro, a voz do bolsonarismo na Globo. A única voz. Sempre que ele fala em defesa da volta do futebol, leva bordoadas dos colegas, como levou ontem no Bem Amigos.

Mas o bolsonarismo precisa de gente como Caio Ribeiro para tentar apressar a volta do futebol. Bolsonaro quer o retorno dos campeonatos como sinal de que a vida voltou ao normal.

A extrema direita tem seus argumentos, e o de Grêmio é parecido, está em nota da direção. É o de que “o futebol precisa também sobreviver ao momento que é difícil para todos os segmentos da sociedade”.

É difícil para todos, mas é fácil para um clube do tamanho do Grêmio driblar controles para fazer o que Bolsonaro pede.

O clube deveria ser referência como exemplo de bom senso em meio à propagação de notícias falsas, do negacionismo e da ignorância. É também para isso que o futebol serve, para inspirar referências cidadãs.

O Grêmio que conte com quem quiser contar. Eu já estou saturado de Renato Portulappi, das posições reacionárias e da petulância de Renato.

Por isso aviso, sem prejuízo para ninguém, muito menos para o Grêmio, que a partir de hoje deixo de ser torcedor e me transformo em observador distante e contemplativo do futebol.

____________________________________________________________________

A FUGA DA DIREITA
Notícia frequente nos jornais argentinos. A direita rica está fugindo para o Uruguai, assim como a direita brasileira que elegeu Bolsonaro fugiu para Portugal.

____________________________________________________________________

OS ESPIÕES
Prenderam Susana Martinengo, uma das assessoras mais próximas de Mauricio Macri no seu governo, por envolvimento no esquema de espionagem montado pela direita dentro da Agência Federal de Inteligência.

6 thoughts on “A PREPOTÊNCIA DO GRÊMIO

  1. Infelizmente ainda vale, para alguns, a lei de Gerson. Caberá ao prefeito e às autoridades de Criciúma, mas principalmente à população, bloquearem o acesso da comissão técnica e dos jogadores do grêmio à cidade. De fato, Aproveitar-se de uma brecha para tirar vantagem sobre outros clubes em um momento de muito sofrimento escancara a sordidez presente em algumas pessoas, além de ser um péssimo exemplo para as novas gerações. TAMBÉM deixei de ser simpatizante do clube gaúcho.

  2. Isto é só o iníCio, se a pandemia demorAr muito, mUita gente vai querer morar, criAr a família e trabalhar nos locais com menos Casos. Não me sinto na condição de julgar estas pessoas, clubes ou empresas. Nós humanos somos assIm.

  3. É lamentável. O mundo parou, mas a arrogância dos gaúchos futebolistas precisa de alternativas para se “manter vivo”. Hoje o Senhor Presidente do Inter saiu na foto com o que temos de presidente. Foi pedir bexiga. Parece que a pandemia não está servindo para chamar a atenção de aspectos éticos, que são muito mais importantes que a economia ou clubes de futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 6 =