A REVOLTA TAMBÉM É DOS BRANCOS

A rebelião contra a morte de George Floyd, que toma conta das cidades americanas, é uma revolta dos negros? Certo. Mas essa é uma resposta incompleta. É uma rebelião de negros, pardos, brancos e amarelos contra o fascismo.

Muitas imagens mostram brancos puxando caminhadas em algumas cidades de grande maioria branca de todas as regiões do país.

Os brancos são mais do que aliados dos negros na luta contra o racismo. São parte da revolta contra a extrema direita de Trump (esta foto do New York Times é de Boston).

As manifestações nos Estados Unidos são o levante contra Trump e tudo o que ele representa com seus aliados espalhados pelo mundo, incluindo Bolsonaro. E acontecem em meio à pandemia.

Sem pandemia, os americanos derrubariam Trump. Sem pandemia, a revolta teria chegado ao Brasil?

Mas algo ainda pode acontecer por aqui, onde até agora as manifestações de rua são dos nazistas de Brasília. Algo pode acontecer.

O que nós, aqui de longe, aprenderemos com a primeira reação de massa em meio a uma peste mundial?

Muitos podem dizer que a luta contra o racismo não é só dos negros e que por isso os brancos estão nas ruas. Sim, é isso mesmo. É um óbvio ululante, não há controvérsia.

Mas é provável que nunca os americanos tenham visto tantos brancos nas ruas depois do assassinato de um negro.

(Não li nada que informe sobre a agenda de Bolsonaro para o domingo. Depois das manifestações nazistas da turma de Sara Winter diante do Supremo, Bolsonaro se recolheu? Seria o primeiro domingo sem uma aparição do sujeito, ou ele pode ter decidido esperar para surpreender à tarde.)

____________________________________________________________________

Atualizo o que escrevi na nota anterior. Bolsonaro sobrevoou a Praça dos Três Poderes de helicóptero no fim da manhã, mas não desceu. Descerá? Voltou para casa?)

____________________________________________________________________

Quem compra o pão desse bolsonarista com o nariz de fora?

____________________________________________________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 6 =