A vingança das mulheres

As americanas adotaram no ano passado um gorro cor de rosa com orelhas como símbolo da guerra contra a política machista de Trump. E marcharam nas ruas com a invenção dos gorros-gatinho, usados também por homens.
As brasileiras não precisam inventar nada. Elas têm panos, lenços e turbantes cada vez mais presentes nas cabeças das mulheres. As negras exibem com orgulho seus cabelos crespos, muitas vezes envoltos em panos.
A imagem poderosa de Marielle Franco está definitivamente associada aos seus panos coloridos.
O Brasil poderia começar a derrotar o golpe com as mulheres ostentando em manifestações os adereços que as identificam neste começo de século 21. Os panos coloridos que embelezavam Marielle e fortaleciam sua negritude poderiam ser a marca das ruas contra o golpe.
E então contaríamos mais adiante aos mais novos que o golpe acabou sob a inspiração de uma moça valente que amarrava panos à cabeça.
Os homens estão acomodados demais. Mas muitos deles (que também usam panos) podem aderir. Eu gostaria de dizer um dia que as mulheres negras, brancas, pardas, índias, mamelucas, amarelas derrotaram os golpistas que derrubaram Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 1 =