Armas

A Folha de S. Paulo tem hoje uma reportagem sobre um dado que assusta muita gente mas é comemorado por outros tantos: o Brasil é o quarto maior vendedor de armas de pequeno porte do mundo. E mais uma vez é citada a Forjas Taurus, maior empresa do setor na América Latina.

Em 2010, acompanhei um candidato a senador (não preciso dizer quem, para não desviar a atenção do que importa), durante um dia de campanha em Porto Alegre. Fiz o mesmo com os outros candidatos ao Senado pelo Estado.

Uma das visitas era à Forjas Taurus, em Porto Alegre. Tentei entrar na empresa para acompanhar a visita e tive acesso negado (não sei por que). Insisti uma vez, a portaria disse que iria ver, me deixaram esperando por quase meia hora e eu desisti.

Não me queriam por perto da Forjas Taurus. Foi uma das grandes decisões que tomei na vida. Não insistir mais para entrar numa empresa que produz armas. Antes, a decisão de não me deixarem entrar é que acabou me fazendo bem.

Além disso, informo – apenas como curiosidade – que nunca disparei um tiro. E tenho no currículo, se é que importa, esse dado: sou um jornalista que não sabe como funciona nem como é por dentro uma empresa que produz armas.

One thought on “Armas

  1. Isso quer dizer, então, que a Taurus fabricava apenas armas de brinquedo quando, em 2008, doou 75 mil à campanha da então Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, à prefeitura de Porto Alegre, E mais 10 mil à campanha de Luciana Genro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 7 =