AULAS CONTRA AS FÁBRICAS DE MENTIRAS

O TV 247 vai transmitir a partir desta sexta-feira um curso online com reflexões sobre o combate à desinformação.

É uma iniciativa do jornalismo que tem lado, o lado que busca a verdade, nesses tempos de fake news.

Compartilho abaixo texto a respeito do curso, publicado pela diretora-geral e de redação do 247, Gisele Fredericce:

“Para estimular e capacitar as pessoas a se moverem criticamente entre as mídias, a TV 247 transmitirá a partir desta sexta-feira (4 de março) às 21h um curso de formação de agentes de combate à desinformação.

Organizado e executado pela Rede Conecta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o curso terá 12 aulas com professores de universidades de todo o país e depois o módulo de formação de brigadistas que conhecerão as ferramentas para a ação.

A abertura será de Thaiane Moreira de Oliveira (UFF). Ela oferecerá um panorama amplo sobre o contexto em que se dá a desinformação e os desafios no enfrentamento desse tema no campo da ciência; Lênio Streck (Unisinos) apresentará o aspecto jurídico e filosófico do tema; Sérgio Amadeu (UFABC) descreverá a plataformização e gestão algorítmica da informação; João Cezar de Castro Rocha; Afonso de Albuquerque tratará das agências de checagem; dois jornalistas do Brasil 247, Mario Vitor Santos e Joaquim de Carvalho, falarão sobre investigação jornalística e crítica do discurso midiático.

Aline Paes apresentará técnicas de pesquisas e defesa no ambiente virtual. Outras professoras e professores participarão das aulas (veja a lista completa abaixo), com participação do público ao final de cada uma delas.

Não é preciso se inscrever para participar, basta acompanhar a programação da TV 247 e a divulgação nas redes sociais para acompanhar os programas no Youtube, e nem pagar.

Como há muita gente envolvida na execução de todo esse trabalho, foi criada uma campanha de contribuição voluntária que pode ser feita por pix ou pelo Catarse. Pix: [email protected].

Abaixo, o link para o Catarse:
Catarse: catarse.me/rede_conecta_apoio”>catarse.me/rede_conecta_apoio”>Catarse: catarse.me/rede_conecta_apoio

One thought on “AULAS CONTRA AS FÁBRICAS DE MENTIRAS

  1. Bos tarde.
    Sou a graça de porto ALEGRE passando pra parabenizar a iniciativa e perguntar onde LOCALIZO a lista de todos os professores. Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 9 =