BOAVENTURA: POR QUE O BRASIL AINDA ESTÁ DORMINDO?

Virou assunto quase proibido no Brasil o debate sobre a apatia dos estudantes e dos jovens em geral. Escrevi sobre o assunto domingo para o Brasil 247 e aqui no blog.

É uma pergunta recorrente que poucos se dispõem a tentar responder, porque as esquerdas, os partidos, as entidades e as estruturas de esquerda não podem ficar mal com os jovens.

Perguntar e tentar contribuir para a compreensão do imobilismo dos brasileiros, e dos jovens em particular, é quase uma ofensa.

Pois hoje o DCM publicou um depoimento, compartilhado pelo 247, do sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

Um dos mais importantes pensadores da esquerda mundial interroga-se sobre a inércia generalizada no Brasil.

Publico abaixo o desabafo de Boaventura, que morou no Jacarezinho nos anos 70. Foi ali que o então jovem sociólogo português pesquisou e compreendeu a realidade das favelas.

A vida no mesmo Jacarezinho da chacina de 28 moradores pela polícia, na semana passada, levou Boaventura a escrever a tese que resultaria mais tarde no livro sobre “O Direito dos Oprimidos”.

Aqui está o depoimento do sociólogo, que talvez possa perguntar o que se passa no Brasil resignado porque não é político, não é candidato e não precisa fazer média com ninguém:

“Estou indignado e revoltado com o que aconteceu, tanto que nem consegui escrever ainda.

Trabalhei no Jacarezinho e foi esta a comunidade que me ensinou a ser a pessoa digna que hoje procuro ser e que está sendo tratada com tanta indignidade. Na mão de milicianos, que têm um supermiliciano no Planalto.

Estou iniciando uma campanha para que o povo vá às ruas. O povo tem que sair às ruas.

O PT está tentando manter tudo dentro do marco das instituições para que não haja grandes comoções nas ruas para eleger Lula em 2022, o que considero muito importante e apoio integralmente.
Mas não sei se lá chegaremos.

Sem luta popular na rua não haverá CPI, sem luta popular o STF não conseguirá levar a cabo a tarefa de corrigir o sistema, sem luta popular na rua continuarão os massacres no Jacarezinho e em outras comunidades.

As milícias querem ocupar o território no Rio e tornar impossíveis as eleições de 2022.

O Brasil precisa acordar e ir para as ruas. Não entendi por que o Brasil ainda está dormindo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 4 =