CIRO GOMES ENVERGONHA A MILITÂNCIA

Ciro Gomes está constrangendo os que ainda estão ao seu lado. Tem muita gente segurando as pontas. Enxergam Ciro como uma alternativa para 2022, não só por seus vínculos com o PDT e com o trabalhismo.

Mas passou a ser dureza para um brizolista defender Ciro Gomes. Tenho bons amigos que ainda apresentavam, até meses atrás, Ciro Gomes como o nome mais à esquerda entre todos os candidatos.

A maioria exalta seu nacionalismo (meio abandonado), sua capacidade de refletir sobre o futuro do país e sua guerra contra a extrema direita. É uma luta cansativa.

Recebi de ciristas, no meu embate com o véio da Havan, manifestações de solidariedade que não me surpreendem. Dois deles me telefonaram e me comoveram. Um deles me pediu que eu tentasse entender a alma de Ciro Gomes. É difícil.

Conheço profissionais da universidade, envolvidos com pesquisas complexas sobre a realidade brasileira, que sempre estiveram com Ciro. São intelectuais do primeiro time da academia.

A pergunta que faço há bastante tempo é esta: como é que gente com inteligência muito acima da média (alguns nem são trabalhistas) ainda conseguem ser ciristas?

Não há como não suspeitar que todas essas pessoas devem estar desconfortáveis com os ataques grosseiros e sistemáticos de Ciro a Lula.

E ficou pior agora, quando ele tentou jogar Lula contra Dilma, com a insinuação de que Lula trabalhou pelo golpe em 2016.

Sua fúria foi amplificada. Ciro Gomes vinha sendo visto como um ressentido, desde 2018, quando achou que Lula poderia escolhê-lo como seu candidato e arredar Fernando Haddad para um canto.

Mas, agora, o que Ciro Gomes é? Dizem que é um estrategista orientado por uma biruta de aeroporto, que ataca Lula para se posicionar à direita e ser uma opção aos eleitores de Bolsonaro e aos tucanos sem pai nem mãe, nem Doria e nem Leite.

Ciro não ataca Lula para tentar tirá-lo de um segundo turno, porque isso parece hoje impossível, mas para que as falas contra Lula sejam a escada que ele usa para substituir Bolsonaro.

Ciro tenta dizer, desesperadamente, à direita e à extrema direita: eu posso fazer melhor do que Bolsonaro, como antiLula e como antiesquerda.

É jogo pesado demais para um sujeito que há até bem pouco se apresentava como opção de esquerda e que, em entrevista a Roberto D’Ávila, na Globo News, acabou admitindo que agora caminha para a direita. Como fazia no movimento estudantil e no seu começo como político apadrinhado por líderes da Arena, principalmente Tasso Jereissati.

Na entrevista a D’Ávila, ele disse:

“O Brasil não cabe no gueto de esquerda, muito menos de uma esquerda confusa, como é a esquerda petista ou pisolista ou pecedobista, que é a mesma coisa”.

Ciro pode estar, ao ser denunciado pelas suas origens, voltando ao que sempre foi. Ele e Bolsonaro radicalizam uma única estratégia.

Atacar Lula é o programa de governo de Ciro Gomes, que alguns já estão chamando de a cloroquina do trabalhismo.

________________________________________________________________

A VOZ DA TERCEIRA VIA
Eduardo Leite ganhou um apoio constrangedor na briga com João Doria nas prévias que escolherão o candidato tucano da terceira via.

Leandro Narloch, o colunista da extrema direita na Folha, publica hoje um texto em defesa da candidatura do gaúcho.

Narloch cita a voz de locutor de baile de debutantes como uma das virtudes do tucano:

“E tem a voz – meu Deus, o que é a voz daquele homem. Enquanto a voz de Sergio Moro tira dele milhões de votos, a de Eduardo Leite lhe garante uns 10% do eleitorado. O leitor talvez considere isso uma frivolidade, mas pense bem. Gostamos de acreditar que os eleitores se movem pela razão; a verdade é que voz e a aparência rendem mais votos que muitas propostas e argumentos”.

Aí está a confissão sincera de um jornalista da direita. A terceira via talvez seja apenas uma voz.

One thought on “CIRO GOMES ENVERGONHA A MILITÂNCIA

  1. Lrmbre-se do Collor, Moisés. Ganhou por ser o Mais bonito. E, cá pra nois, o bem vestido governador gaúcho é muito mais bonito que Lula e Bozo juntos. Para muitos brasileiros é o que basta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 4 =