Criatura verde-amarela

Uma dúvida a duas semanas da eleição. Há equivalentes a Bolsonaro na Argentina, no Uruguai, no Chile, na Bolívia, no Paraguai?
Há coisa parecida na Europa? Talvez nem Jean-Marie Le Pen, na França, seja equivalente ao sujeito verde-amarelo. Trump é apenas assemelhado, mas é outra coisa.
No fim, vamos descobrir que Bolsonaro é um genuíno produto nacional. Que os eleitores de Bolsonaro não têm nada parecido no mundo.
Ele pode ter alguma semelhança aqui e ali com outros militantes e líderes da extrema direita, mas não como produto acabado, como criatura completa, como aberração a caminho da mais importante disputa política que um país pode ter.
O eleitor do Bolsonaro foi quem o inventou. Bolsonaro não existira sem que os que o apoiam. Sem respaldo político e sem votos, Bolsonaro seria apenas um incentivador de estupros.
Com eleitores e com votos, ele é um incentivador de estupros que sonha em ser presidente. Não será. Mas está aí mandando ver. E impune.
Bolsonaro começou a existir quando passou a ser a voz desse brasileiro violento, misógino, homofóbico, racista e xenófobo.
Bolsonaro é a cara e o caráter do brasileiro que durante muito tempo não teve coragem de dizer o que é. As mulheres vão derrotá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 1 =