Eduardo anuncia a nova vida de fugitivo, mas Gonet pode frustrar seu sonho americano
Eduardo chorou ao falar com um jornalista amigo sobre a decisão de buscar refúgio nos Estados Unidos, para não ter o passaporte apreendido no Brasil. O choro é do jogo. É o que a direita tem a ensinar às esquerdas, que choram pouco e reprimem sentimentos.
Mas o detalhe da aparição que contém mais informações é o bigode de Eduardo, que parece se anunciar, pelo formato, como um bigodão mexicano. O filho de Bolsonaro assume a condição de quem foge e faz o que é previsível nessas situações: altera as feições.
Não significa que busque disfarces, mesmo que também isso seja do jogo, mas que passe a se ver como alguém que perde referências, perde poder e também corre o risco de mais adiante perder até o mandato. Eduardo pode virar outra pessoa nos Estados Unidos.
O cara que ameaçava Alexandre de Moraes em vídeos afrontosos, que orientava os manés para que resistissem e que avisou que nunca se entregaria, agora chora ao vivo e começa a mostrar outro rosto, a face de um homem sem mandato, sem pai forte, sem apoio de seus parceiros e sem nenhuma certeza de que sairá da enrascada.
Asilados, foragidos e refugiados, nas mais diversas circunstâncias, à esquerda e à direita, recorrem a mudanças que confundam os inimigos e até os amigos. Um exemplo sempre citado no Brasil: José Dirceu viveu escondido no Paraná, durante a ditadura, e fez até plástica no nariz para mudar o rosto.
Mas Dirceu fugia de quem perseguia, prendia, torturava e matava, como fizeram com Rubens Paiva e mais de 400 brasileiros. Dirceu não fugia da Justiça, mas da certeza de ausência de Justiça.
Eduardo refugiado e de bigode revela que a extrema direita começa a levar a sério a possibilidade de ser alcançada, a partir da transformação de Bolsonaro e seus generais em réus golpistas. É a confissão de que terão de viver escondidos.
Até agora, por arrogância fomentada pelo autoengano de que Malafaia e seus fiéis iriam salvá-los, o pai, os filhos, o entorno e os apoiadores comuns achavam que era possível esperar pelo imponderável.
Mas vão sendo pulverizadas as chances da surpresa, do fato novo que poderia reverter expectativas e livrar os golpistas mais uma vez. O bigode de Eduardo é a admissão de que chegou a hora de cair na real.
Vamos tentar imaginar as noites de insônia do refugiado, consumidas em boa parte pela indecisão de deixar ou não o bigode, e a partir daí, já bigodudo, assumir publicamente que é meio deputado, meio poderoso filho de Bolsonaro e só meio impune.
O bigode, que pode ter sido assumido depois do fracasso da aglomeração de Malafaia em Copacabana, expõe o mais ativo dos filhos como alguém que no momento não sabe direito o que é. Eduardo talvez esteja criando um personagem, para acompanhar de longe o que irá acontecer com o pai. Que também pode aparecer de bigode?
Para copiar o que dizem os fotógrafos, a cara do sujeito escondido nos Estados Unidos com a ajuda de um projeto de bigodão vale por mil e uma palavras. A primeira palavra é medo.
_________________________________________________________________
E AGORA?
Eduardo apareceu de bigode e chorando antes de saber, no meio da tarde dessa terça-feira, que Paulo Gonet havia recusado o pedido de apreensão do seu passaporte, feito pelos deputados Lindbergh Farias e Rogério Correia.
O interessante é que o procurador não viu motivos para segurar o passaporte, mas pouco antes o próprio Eduardo havia confessado, já de bigode, que estava se refugiando nos Estados Unidos.
E agora? Não iria fugir, mas anunciou que estava fugindo. É isso mesmo? O pedido de cassação do passaporte será analisado agora por Alexandre de Moraes, que havia solicitado o parecer da Procuradoria-Geral da República.
Com a decisão de Gonet, Moraes deve dizer que está tudo bem. E Eduardo deve decidir se continua nos Estados Unidos, de bigode, ou se volta ao Brasil.
Vixe.. já vi que vão descer o cacete em você por causa do bigode, em 3, 2, 1..
Parabéns pelo belo texto, meu caro Watson, sem bigode kkkkkk
Corre por aí que o Vadelmar tirou a escada da comissão de relações exteriores. Nossos dois comentaristas show, assim que se livrarem da tarefa de descobrir a razão da ausência dos et’s na manif do PARCÃO, com certeza nos dirão da veracidade do que corre… em 72 horas saberemos.
Esse lance da comissão foi uma explicação dada pela Natuza, da Globo News e parece ser verdade, pois a mulher é boa e tem fontes. Sem presidir a comissão, Eduardo se sentiu meio vulnerável e foi embora. Espero que nunca mais volte e se for deportado que fique em El Salvador.
Mas se realmente as instituições tivessem vontade de se livrar do fascismo, Moraes precisava ter deixado o Bolsonaro ir na posse do Trump, com uma AMEAÇAzinha de prisão caso ele não retornasse. Bolsonaro não aceitaria ser coagido e teria ficado por lá até a aposentadoria de Moraes no STF, esquecido, ignorado, ENSEBADO e comendo hambúrguer. Como FALTAm uns 30 anos para Moraes se aposentar, Bolsonaro nunca mais pisaria por aqui.
Ficando aqui, há um movimento crescente em favor a ele, apesar do fiasco de domingo e do fiasco na Av. Paulista logo mais.
No dia da prisão do Lula, eu estava lá, e tinha pouca gente. A pequena aglomeração nesse dia, no entanto, não o impediu de voltar.
Os petistas dão muito destaque para a família Bolsonaro, sem saber que eles podem também VOLTAR ao poder por causa das cagadas da presidenta Janja e do vice-presidente Lula.
Viajandja vai para o Japão, na frente do maridão (hehehe), que vai depois. Essa farra toda vai neutralizar o que o Lula poderia ter de recuperação da popularidade por causa da nova faixa de isenção de imposto de renda. Mas a presidenta Viajanja não consegue parar de afundar a imagem do Luiz Biden da Silva.
Sugestão para o blog. Criar um espaço para quem posta textão que ninguém perde tempo lendo, meu caro Watson.
Ex: poste aqui o seu livro. Ou a sua bíblia. Ou ainda, a sua lista telefônica páginas amarelas kkkkkkkkkkkkk
Você é burro. O texto nem é tão grande, é que o espaço para a resposta ficou fininho.
Essa confusão entre conteúdo e contimente é típica de criança de 2 a 4 anos de idade.
Textão longo se espreme e dá uma frase.
Uma vez mordedor fronha,
Sempre mordedor de fronha.
Desinfeta xaropao.
Uma vez mordedor fronha,
Sempre mordedor de fronha.
Desinfeta xaropao.
Vocês ficaram burros. Foi o FEICIBUQUI que fez isso.
O senhor morde fronha, as
Palavras do deputado zeca do pt, a respeito do procurador
Safado, estao caindo muito
Bem para voce xaropao, mordedor de fronha.
olha o nível do debate!
Brasileiro ficou burro. As redes sociais deixaram o povo ainda mais tapado do que já era.
É uma pandemia de burrice.
Piorei depois que li algumas
Postagens suas, seu mordedor
De fronhas.