ELES NÃO QUEREM NEGROS

Por que muitos locais de atendimento ao público em Porto Alegre (balcões, caixas, guichês, portarias etc) não têm negros?
Falo de lugares de empresas privadas. A sensação é de em alguns locais nunca há negros. Há lojas e restaurantes em que não se percebe a presença de negros.
Em outros lugares, ao contrário, nota-se na chegada a presença numericamente relevante de funcionários negros. Como percebi esses dias em um sushi do Bourbon Shopping Country. De cinco funcionários que vi, quatro eram negros.
Pensei nisso agora lendo uma notícia do jornal Extra Classe sobre outra forma tristemente (e criminosamente) consagrada de discriminação.
A Comercial Zaffari, de Passo Fundo, teve de ser obrigada pela Justiça, por interferência do Ministério Público, a preencher 5% das vagas com pessoas com deficiências.
É lei, mas a empresa não queria saber de pessoas com deficiências. E a Comercial Zaffari (que não é a mesma rede de supermercados de Porto Alegre) emprega 1.600 pessoas. Só vai contratar à força, para não ter que pagar multas…
Mas a minha pergunta lá do começo se mantém: por que algumas empresas gaúchas se negam a ter negros no atendimento ao público em pleno século 21?
Os racistas não precisam responder. Fiquem quietos.
(O link para a reportagem do Extra Classe está na área de comentários.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 3 =