Eles são apenas figurantes da extrema direita paroquial

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul (foto), que atacou os trabalhadores baianos escravizados e disse que Bento Gonçalves deveria trocá-los por argentinos, está sendo abandonado até por sua turma.

Foi expulso do Patriotas. A Polícia Civil já avisou que vai investigá-lo, para enquadrá-lo em possível crime de racismo e xenofobia. Também o Ministério Público decidiu abrir sindicância contra ele.

Há um abaixo-assinado correndo na internet em que milhares pedem a cassação do vereador. Um pedido de cassação já foi protocolado na Câmara de Caxias, vizinha de Bento.

Alguém pode imaginar que ele se transformará num pária, não só em Caxias. Que ninguém, nem mesmo do bolsonarismo mais furioso, irá se aproximar dele. Nem o padre da cidade ouvirá suas confissões. Será?

Poderemos ter mais uma Fátima de Tubarão, desta vez em versão masculina e na Serra gaúcha.

Fantinel é um fanfarrão que vai para o sacrifício, enquanto gente bem mais poderosa de Bento Gonçalves fica numa boa.

Gente como os disseminadores de ameaças contra o ministro Luiz Fux, em maio do ano passado. Ameaçaram tanto que impediram uma palestra do presidente do Supremo a empresários de Bento.

Muitos deles podem se proteger na liberdade de expressão. Não queriam o ministro na cidade e pronto.

Podem dizer que apenas refugaram a presença do ministro e que outros mais ferozes passaram dos limites e atacaram Fux nas redes sociais.

O vereador expulso do partido é conhecido na região por sua agressividade, mas é do terceiro time da extrema direita.

O jornalista Ciro Fabres contou no jornal Pìoneiro que ele já atacou, com falas homofóbicas, o governador Eduardo Leite.

O que resultará do cerco ao sujeito? Ele pode ser processado e cassado. Pode ser afastado da política e ser abandonado.

Mas pode também, como aconteceu com extremistas na eleição de 2022, candidatar-se por outro partido, se não for condenado, e ter recorde de votos.

Zé Trovão elegeu-se deputado federal por Santa Catarina, pelo PL, com 71.140 votos. Maurício do vôlei foi eleito por Minas, também pelo PL, com 83.396 votos.

Fantinel pode passar de Fátima de Tubarão para Zé Trovão de Caxias. Pode dar um salto de qualidade no bolsonarismo.

O vereador não é nada no contexto do caso de escravidão. É apenas até agora o mais atrevido dos extremistas da região por dizer o que muita gente pensa dos escravizados nordestinos.

Mas a estrutura de poder do escravismo, os donos das empresas, seus executivos, os simpatizantes com dinheiro, os políticos que os apoiam, tudo está inabalado até agora.

Como estão intocáveis os financiadores dos atos pró-golpe desde muito antes do 8 de janeiro em Brasília e os que alertaram Fux, como ameaça de gângster, para que ele não se aproximasse de Bento.

Os manezinhos estão presos, mas os manezões continuam soltos. Pequenas e médias cidades têm seus manezões, alguns famosos. Muitos recolhidos desde a derrota de Bolsonaro.

Os que foram presos ou estão sendo processados são até agora, na maioria, figurantes do fascismo. Se não fosse figurante, esse vereador de Caxias não teria sido abandonado.

Os manezões, os protagonistas, estão por aí. Alguns estão escondidos para ver o que acontece, e outros falantes podem estar mais calados, mas todos estão impunes.

2 thoughts on “Eles são apenas figurantes da extrema direita paroquial

  1. Todos impunes! E continuarão assim. Já perdeu-se o ‘timing’ para prender essa corja. Mais uma vez, e desta vez será fatal, a impunidade reinará!
    Dias terríveis virão! E sem muita demora…

  2. Para pegar poderos@s, alguns até amig@s de juízes e ministr@s das várias instâncias, é necessário reunir provas robustas e incontestáveis de participação nos eventos golpistas. Daí será uma briga titânica entre estado e grandes e poderosos escritórios de advocacia. É preciso paciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 4 =