FAUSTÃO E OS IMBECIS

Era previsível que Faustão faria o que acabou fazendo. Gravou um vídeo para dizer que não chamou ninguém de imbecil.

É bom que esclareça, porque o Brasil se imbecilizou desde antes do golpe contra Dilma, em agosto de 2016. Mas fica ruim chamar alguém de idiota ou imbecil.

Só que o desmentido tem mais do que informa. Figuras como Faustão sempre discursam nessa linha. Têm poder, fama, têm palco e falam genericamente de todos os corruptos, todos os ladrões, todos os males do mundo.

O povo adora. Os Faustões dizem que é preciso pegar todos os que roubam. Todos os que fazem mal ao povo que os adora.

Prospera no Brasil bolsonarista essa direita fofa, misturada à extrema direita ostensiva. Quando é para atacar as esquerdas, o ataque é direto e não deixa dúvidas. Quando a crítica parece dirigida à direita, tudo é vago e ninguém sabe do que se trata.

Jornalistas fofos sobrevivem dessa tática. Avançam diretamente contra Lula e Dilma, os petistas, os comunistas, em nome de um moralismo justiceiro. Mas ninguém nunca lerá nada deles atacando alguém da direita, nem o jaburu, muito menos agora Bolsonaro e sua turma.

Então fica assim. Ninguém saberá de quem eles falam quando o alvo é difuso. O que se sabe, como foi o caso do Faustão agora, é de quem eles evitam falar.

É o moralismo vago e seletivo. A direita é diversionista e se aproveita da ingenuidade da grande maioria do povo que nem sabe direito porque votou em Bolsonaro. Figuras populistas como Faustão são referência para desinformados, manipulados, anestesiados.

O que muda se Faustão chamar alguém de imbecil? Não significa nada. Nem que alguns que estavam nessa faixa da falsa neutralidade, da omissão camuflada em fofice, da conversa da antipolítica e antissistema estão reagindo.

Faustão continua sendo o mesmo Faustão. E ninguém vai passar a achar que Bolsonaro é imbecil porque Faustão decidiu defini-lo como tal.

One thought on “FAUSTÃO E OS IMBECIS

  1. é ridícula esta coisa de desancar alguém e depois vir se desculpar ou dizer que foi mal entendido. hoje é muito fácil opinar sobre tudo e todos. difícil é não se acovardar quando alguma opinião é contestada. um cara como o faustão que fala pelos cotovelos durante quatro horas seguidas sabe se expressar muito bem. Alguém de cima mandou ele botar o rabo entre as pernas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 9 =