FIM DO SILÊNCIO?

Saiu a primeira nota de empresários contra os desmandos de Bolsonaro. A primeira, a única. É do Grupo de Investidores Sociais do Brasil (GIFE), formado por empresas ou entidades de grandes organizações brasileiras e estrangeiras, como Fundação Lemann, Itaú, Fundação Ford e C&A.
É uma defesa das ONGs contra os ataques do bolsonarismo, mas também uma tentativa de dizer que estão ao lado de “professores, jornalistas, artistas, cientistas e outras vozes plurais têm sido alvo de censura e desqualificação por seus trabalhos”.
Pode ser um sinal de que o empresariado começa a renegar Bolsonaro? A nota fica restrita ao desconforto com as agressões à atuação de ONGs e empresas no campo social e da informação e da cultura, sem referências a questões econômicas ou da macropolítica do bolsonarismo.
Não esperem nada além disso, mesmo que seja um movimento interessante em defesa das liberdades (que eles não defenderam quando do golpe contra Dilma).
A nota não é das entidades empresariais, mas das organizações que se dedicam à filantropia. O empresariado estará com Bolsonaro até o final do serviço sujo das reformas estruturantes. Depois, dependendo de quem chegar ao poder, tudo pode ser desestruturado, até o próximo golpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


1 + 3 =